ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE) EM UMA UNIVERSIDADE DO AMAPÁ:

(DIS)SABORES EXPERIENCIADOS POR UMA PROFESSORA-ESTAGIÁRIA DURANTE A PANDEMIA

Autores

Palavras-chave:

Francês Língua Estangeira, Estágio supervisionado, formação de professores, pandemia

Resumo

Nos últimos anos, vários estudos sobre o Estágio Supervisionado têm sido foco das investigações de educadores. Este artigo objetiva discutir e refletir algumas experiências vivenciadas por uma futura professora de Francês Língua Estrangeira (FLE) no decorrer do Estágio Supervisionado em FLE II, durante o período da pandemia de covid-19. É uma pesquisa de natureza qualitativa interpretativista e os instrumentos utilizados para a geração dos dados foram questionários, observação, relatório final e entrevista. Os resultados indicam que o estágio exerce um papel relevante por oportunizar experiências que contribuem para a formação e possibilitar aproximações com a prática profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CONSU/UNIFAP. Colegiado do Curso de Letras Português-Francês, UNIFAP. Projeto Pedagógico. Macapá, AP. [2018]. Disponível em: http://www2.unifap.br/letras/projetos-pedagogicos-dos-cursos-de-letras/. Acesso em: 1 set. 2023.

COUTO, Adenice de Andrade. As identidades profissionais de um professor de francês língua estrangeira (FLE) na formação inicial crítico-reflexiva em uma universidade pública do Amapá: algumas reflexões. In: Anais do I Simpósio de Nacional de Estudos em Línguas, Memórias, Identidades e Culturas. Anais... São Luís (MA) On-line, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sinelmic-ufma/658188.

DENZIN, Norman Kent; LINCOLN, Yvonna (Orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução de Joice Elias Costa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 9. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

MOITA LOPES, Luiz. Paulo. Pesquisa interpretativista em Linguística Aplicada: a linguagem como condição e solução. D.E.L.T.A., São Paulo, v. 10, n. 2, p. 329-338, 1994. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/45412. Acesso em: 10 abr. 2023.

PIMENTA, Selma. Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

PIMENTA, Selma. Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2017. (Coleção Docência em Formação. Série Saberes Pedagógicos)

SANTOS, Ana Carla dos; NÓBREGA, Danielle Oliveira da. Dores e Delícias em ser Estagiária: o Estágio na Formação em Psicologia. Revista Psicologia: Ciência e Profissão, Belo Horizonte, v. 37, n. 2, p. 515-28, abr./jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-3703002992015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/6cGHYvPWPpvfdKCWmGNpVSm/abstract/?lang=pt. Acesso em: 28 set. 2023.

Downloads

Publicado

2024-06-27

Como Citar

De Andrade Couto, A. (2024). ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (FLE) EM UMA UNIVERSIDADE DO AMAPÁ: : (DIS)SABORES EXPERIENCIADOS POR UMA PROFESSORA-ESTAGIÁRIA DURANTE A PANDEMIA. EntreLetras, 15(1), 152–174. Recuperado de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/18132

Edição

Seção

DOSSIÊ: DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NA AMAZÔNIA: DESAFIOS E CONEXÕES, LINGUAGEM, DISCURSO E ENSINO/FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS AMAZÔNIAS - v. 15, n. 1, 2024