O ESCRITO NA FALA E A FALA NO ESCRITO

BREVE COMENTÁRIO SOBRE AS POÉTICAS DE EDIMILSON DE ALMEIDA PEREIRA E DE RICARDO ALEIXO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e18603

Palavras-chave:

escrita, fala, vocalidade, voz, poesia contemporânea em língua portuguesa

Resumo

Esse ensaio procura ler as poéticas de Edimilson de Almeida Pereira e de Ricardo Aleixo pela chave da vocalidade, enfatizando-se como o gesto de escrever a fala só se realiza por meio de procedimentos de defasagem. Para tanto, recorre-se aos desdobramentos do ensino de Lacan por Jacques-Allain Miller, para embasar os conceitos de voz e de pulsão, a marcarem os impasses na experiência de ser falante. Conclui-se que ambos os poetas se distanciam da prática em que o que se ouve é transposto para a escrita, ao proporem a desestabilização de cada inscrição em relação ao seu próprio campo.

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Biografia do Autor

Carolina Anglada de Rezende, Universidade Federal de Ouro Preto

Pós-doutora em Estudos Psicanalíticos (UFMG), doutora em Literaturas Modernas e Contemporâneas (UFMG), professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos das Linguagem e do Departamento de Letras (UFOP).

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Publicado

2024-12-10

Como Citar

Rezende, C. A. de. (2024). O ESCRITO NA FALA E A FALA NO ESCRITO: BREVE COMENTÁRIO SOBRE AS POÉTICAS DE EDIMILSON DE ALMEIDA PEREIRA E DE RICARDO ALEIXO. EntreLetras, 15(2), 215–229. https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e18603

Edição

Seção

DOSSIÊ: DIVERSIDADES FALADAS E FALANTES NA ARTE E NA VIDA - v. 15, n. 2, 2024