O ESCRITO NA FALA E A FALA NO ESCRITO
BREVE COMENTÁRIO SOBRE AS POÉTICAS DE EDIMILSON DE ALMEIDA PEREIRA E DE RICARDO ALEIXO
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e18603Palavras-chave:
escrita, fala, vocalidade, voz, poesia contemporânea em língua portuguesaResumo
Esse ensaio procura ler as poéticas de Edimilson de Almeida Pereira e de Ricardo Aleixo pela chave da vocalidade, enfatizando-se como o gesto de escrever a fala só se realiza por meio de procedimentos de defasagem. Para tanto, recorre-se aos desdobramentos do ensino de Lacan por Jacques-Allain Miller, para embasar os conceitos de voz e de pulsão, a marcarem os impasses na experiência de ser falante. Conclui-se que ambos os poetas se distanciam da prática em que o que se ouve é transposto para a escrita, ao proporem a desestabilização de cada inscrição em relação ao seu próprio campo.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Ideia da prosa. Tradução, prefácio e notas de João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
ALEIXO, Ricardo. Antiboi: poemas (2013/2017). Belo Horizonte: Crisálida/ Lira, 2017.
ALEIXO, Ricardo. Extraquadro. Belo Horizonte: Impressões de Minas, 2021.
BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral I. Tradução Mária da Glória Novak e Maria Luisa Neri. Campinas, SP: Pontes, 1995.
CASSIN, Barbara. Jacques, o sofista: Lacan, logos e psicanálise. Tradução Yolanda Vilela; revisão da tradução Cláudio Oliveira. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
LACAN, Jacques. Seminário 11: os quatro conceitos fundamentais de psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.
MILLER, Jacques-Alain. O escrito na fala. Opção lacaniana online, ano 3, n. 8, julho 2012. Disponível em: http://opcaolacaniana.com.br/pdf/numero_8/O_escrito_na_fala.pdf. Acesso em: 29 jan. 2024.
PEREIRA, Edimilson de Almeida. Dormundo. Juiz de Fora: D’Lira, 1985.
PEREIRA, Edimilson de Almeida. Ô lapassi e outros ritmos de ouvido. Belo Horizonte: UFMG, 1990.
PEREIRA, Edimilson de Almeida. Poesia + (antologia 1985-2019). São Paulo: Editora 34, 2019.
PEREIRA, Edimilson de Almeida. Zéozório blues: obra poética 1. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2002.
ROSENFELD, Adèle. Águas-vivas não têm ouvidos. Tradução Flavia Lago. São Paulo: Fósforo, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 EntreLetras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.