DANÇAR NO SALTO ALTO COMO PRÁTICA DE LINGUAGEM E(M) EDUCAÇÃO PERFORMATIVA

TERRITÓRIOS PARA ENUNCIAR DISCURSOS DE CORPOS DISSIDENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e18649

Palavras-chave:

corpos dissidentes, linguagem, dança Heels, educação performativa

Resumo

Este artigo investiga possíveis práticas artístico-pedagógicas da dança Heels em academias de dança, como enunciação de discursos de corpos dissidentes relacionados a questões de identidade de gênero. Diante do aumento de espaços não-formais de ensino dessa dança no Brasil, faz-se necessário atualizar metodologias de ensino vigentes nesses contextos a partir da constatação de que o público das aulas de Heels é composto majoritariamente por corpos marginalizados e invisibilizados pela sociedade, como mulheres e comunidade LGBTQIA+. Nossa pesquisa fundamenta-se nos estudos em Educação Performativa e intenta ampliar os conhecimentos sobre Heels e incentivar processos formativos em dança que sejam mais inclusivos.

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Biografia do Autor

Cristiane Wosniak, Universidade Estadual do Paraná

É doutora e Mestra em Comunicação e Linguagens/Estudos de Cinema e Audiovisual (UTP). Docente adjunta da Unespar (Bacharelado em Cinema e Audiovisual). Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação/Mestrado Acadêmico em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV/Unespar/FAP). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da UFPR. Líder do GP CINECRIARE – Cinema: criação e reflexão (PPG-CINEAV/CNPq) e membro do GP Labelit – Laboratório de estudos em educação, linguagem e teatralidades (PPGE/CNPq).

Matheus dos Anjos Margueritte, Universidade Federal do Paraná

Mestre e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à linha de pesquisa LICORES - Linguagem, Corpo e Estética na Educação. No Mestrado, foi bolsista do Programa de Excelência Acadêmica (PROEX/CAPES). Bacharel e licenciado em Dança pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) campus de CuritibaII/ Faculdadede Artes do Paraná (FAP). É membro do Grupo de Pesquisa Labelit - Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades (UFPR/CNPq) - vinculado à linha de Pesquisa: Corpo, Comunicação e Tecnologias da Educação. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, danças no salto alto, performatividade, danças de matriz urbana, edução não-formal em dança e inclusão.

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Publicado

2024-12-10

Como Citar

Wosniak, C., & Margueritte, M. dos A. (2024). DANÇAR NO SALTO ALTO COMO PRÁTICA DE LINGUAGEM E(M) EDUCAÇÃO PERFORMATIVA: TERRITÓRIOS PARA ENUNCIAR DISCURSOS DE CORPOS DISSIDENTES. EntreLetras, 15(2), 248–270. https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e18649

Edição

Seção

DOSSIÊ: DIVERSIDADES FALADAS E FALANTES NA ARTE E NA VIDA - v. 15, n. 2, 2024