DANÇAR NO SALTO ALTO COMO PRÁTICA DE LINGUAGEM E(M) EDUCAÇÃO PERFORMATIVA
TERRITÓRIOS PARA ENUNCIAR DISCURSOS DE CORPOS DISSIDENTES
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e18649Palavras-chave:
corpos dissidentes, linguagem, dança Heels, educação performativaResumo
Este artigo investiga possíveis práticas artístico-pedagógicas da dança Heels em academias de dança, como enunciação de discursos de corpos dissidentes relacionados a questões de identidade de gênero. Diante do aumento de espaços não-formais de ensino dessa dança no Brasil, faz-se necessário atualizar metodologias de ensino vigentes nesses contextos a partir da constatação de que o público das aulas de Heels é composto majoritariamente por corpos marginalizados e invisibilizados pela sociedade, como mulheres e comunidade LGBTQIA+. Nossa pesquisa fundamenta-se nos estudos em Educação Performativa e intenta ampliar os conhecimentos sobre Heels e incentivar processos formativos em dança que sejam mais inclusivos.
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