VARIAÇÕES NA PRONÚNCIA DOS SONS /θ/, /ð/ E [ɫ] NA PRODUÇÃO ORAL DE (FUTUROS) PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA
IMPLICAÇÕES PARA A REVISÃO DE FAIXAS DE PROFICIÊNCIA DE UM EXAME PARA PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e18738Palavras-chave:
Língua Inglesa, Pronúncia, Sons complexos, Proficiência, EPPLEResumo
Os sons /θ/, /ð/ e [ɫ] são desafiadores para aprendizes brasileiros de língua inglesa (LI), que comumente os substituem por segmentos não marcados. Analisamos a produção desses sons em 53 amostras de fala de (futuros) professores de LI, objetivando revisar as faixas de proficiência do aspecto “pronúncia” do Exame de Proficiência para Professores de Língua Estrangeira (EPPLE). A produção dos sons foi variável em todos os níveis de proficiência, porém em conformidade com variantes da LI. Entretanto, como a produção conforme a forma padrão destacou-se como marcadora de proficiência, desenvolvemos um descritor específico para esses sons, separadamente dos desvios segmentais.
Downloads
Referências
ALVES, Ubiratã Kickhöfel; BRAWERMAN-ALBINI, Andressa; LACERDA, Mariza. Fonética e Fonologia do inglês. Porto Alegre: SAGAH, 2017.
BLEVINS, Juliette. New perspectives on English sound patterns: “natural” and “unnatural” in evolutionary phonology. Journal of English Linguistics, Bellingham, v. 34, n. 1, p. 6-25, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
CAGLIARI, Luiz Carlos. A fonética e o ensino de língua estrangeira. Campinas: UNICAMP, 1978.
CARR, Philip. English phonetics and phonology: an introduction. Chichester: Wiley-Blackwell, 2013.
CIALDINI, Marina Melo. Uma proposta de aprimoramentos para faixas de proficiência destinadas à avaliação da pronúncia em um exame para professores de línguas estrangeiras: um produto da análise dos seus critérios avaliativos e da pronúncia dos sons /θ/, /ð/ e [ɫ] em falas de (futuros) professores de língua inglesa. 2023. 268f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, São José do Rio Preto, 2023.
COLLISCHONN, Gisela; QUEDNAU, Laura Rosane. As laterais variáveis na região sul. In: BISOL, Leda; COLLISCHONN, Gisela. (Org.). Português do sul do Brasil: variação fonológica. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009, p. 152-184.
CONSOLO, Douglas Altamiro; TEIXEIRA DA SILVA, Vera Lúcia. Em defesa de uma formação linguística de qualidade para professores de línguas estrangeiras: o exame EPPLE. Horizontes de Linguística Aplicada, Brasília, v. 13, n. 1, p. 63-87, 2014. DOI: https://doi.org/10.26512/rhla.v13i1.1334. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1334. Acesso em 30 out. 2025.
CRISTÓFARO-SILVA, Thaïs. Dicionário de Fonética e Fonologia. São Paulo: Contexto, 2011.
CRYSTAL, David. A Dictionary of Linguistics and Phonetics. Oxford: Blackwell Publishing, 2008.
DURIAN, David. The vocalization of /l/ in urban blue collar Columbus, OH African American Vernacular English: a quantitative sociophonetic analysis. OSU WPL Archive, Columbus, v. 58, p. 30-51, 2008.
ECKMAN, Fred. Typological markedness and second language phonology. In: EDWARDS, Jette G. Hansen; ZAMPINI, Mary L. (Org.). Phonology and Second Language Acquisition. Amsterdam: John Benjamins, 2008, p. 95-115.
ECKMAN, Fred. The Structural Conformity Hypothesis and the acquisition of consonant clusters in the interlanguage of ESL learners. Studies in Second Language Acquisition, Bloomington, v. 13, p. 23-41, 1991.
HANCOCK, Mark. English Pronunciation in Use. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.
JENKINS, Jennifer. The Phonology of English as an International Language: New Models, New Norms, New Goals. Oxford: Oxford University Press, 2000.
JOHNSON, Wyn; BRITAIN, David John. L-vocalisation as a natural phenomenon: explorations in sociophonology. Language Sciences, Tokyo, v. 29, p. 294-315, 2007.
LADEFOGED, Peter; JOHNSON, Keith. A course in Phonetics. Wadsworth: Cengage Learning, 2011.
MADDIESON, Ian. Patterns of Sounds. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.
MUGGLESTONE, Lynda. Received Pronunciation. In: BERGS, Alexander; BRINTON, Laurel (Org). The history of English: varieties of English. Berlin: Mouton Reader, 2017, p. 151-168.
OLIVEIRA, Diego Fernando. Faixas de Proficiência Analíticas para Avaliação da Língua(gem) Oral do Professor de Língua Estrangeira. 2021. 136 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, São José do Rio Preto, 2021.
PAGOTO DE SOUZA, Marcela Ortiz. Produção e percepção das vogais e das fricativas /θ/ e /ð/ da língua inglesa por alunos de um curso de Letras. 2012. 170f. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa) –Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2012.
REIS, Mara Silvia. The perception and production of the English dental fricative phonemes by Brazilian EFL learners. 2006.167 f. Dissertação (Mestrado em Inglês e Literatura Correspondente – Língua Inglesa e Linguística Aplicada) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.
ROACH, Peter. English Phonetics and Phonology: a practical course. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.
RODRIGUES, Jamila Viegas. A emergência da lateral pós-vocálica em inglês-L2 de falantes do português brasileiro. 2014. 84 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Teórica e Descritiva) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.
ROSE, Yvan; MACWHINNEY, Brian. The PhonBank Project: Data and Software-Assisted Methods for the Study of Phonology and Phonological Development. In: DURAND, Jacques; GUT, Ulrike; KRISTOFFERSEN, Gjert. (Org.). The Oxford Handbook of Corpus Phonology. Oxford: Oxford University Press, 2014, p. 380-401.
SNELLER, Betsy. Antagonistic contact and inverse affiliation appropriation of /TH/-fronting by white speakers in South Philadelphia. The University of Pennsylvania Working Papers in Linguistics, Philadelphia, v. 20, n. 2, p. 169-178, 2014.
WELLS, John. Accents of English 2: The British Isles. Cambridge: Cambridge University Press, 1982.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 EntreLetras

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
