MANIFESTAÇÕES DO VÍDEO

LINGUAGEM E TEATRALIDADE

Autores

  • Gláucio Henrique Matsushita Moro Pontifícia Universidade Católica do Paraná image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e18881

Palavras-chave:

vídeo, linguagem, teatralidade, educação estética

Resumo

Este estudo investiga o vídeo como meio de linguagem visual e expressão teatral e educacional. É explorada a história do vídeo, desde a tecnologia analógica até o digital, e sua influência na democratização como produto cultural. É analisada a linguagem do vídeo, sua capacidade de desafiar convenções estéticas e socioculturais. É discutida também a teatralidade inerente ao vídeo e sua relação com a performance humana. Por fim é destacada a importância da educação estética e o vídeo como forma de arte e voz ativa em camadas invisíveis na sociedade e o possível papel transformador na educação, cultura e linguagem contemporânea.

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Biografia do Autor

Gláucio Henrique Matsushita Moro, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Professor na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Doutor em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pesquisador nas áreas de Imagem, Vídeo e Linguagem.

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Publicado

2024-12-10

Como Citar

Moro, G. H. M. (2024). MANIFESTAÇÕES DO VÍDEO: LINGUAGEM E TEATRALIDADE. EntreLetras, 15(2), 200–214. https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e18881

Edição

Seção

DOSSIÊ: DIVERSIDADES FALADAS E FALANTES NA ARTE E NA VIDA - v. 15, n. 2, 2024