A EDUCAÇÃO ESTÉTICA NA CONSTITUIÇÃO DE UM AMBIENTE DE EDUCAÇÃO ACOLHEDOR
RELAÇÕES DE ALTERIDADE EM UM GRUPO DE ACOLHIMENTO PARA PESSOAS LGBTI+ E QUEER NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e18924Palavras-chave:
acolhimento, educação estética, comunidade de aprendizagem, alteridade, LGBTI+Resumo
Este artigo discute relações de alteridade num grupo de acolhimento para pessoas LGBTI+ e queer, numa universidade do sul do Brasil, cujas ações partem de atividades estéticas a fim de compreender a contribuição desta dimensão na constituição de um ambiente de educação acolhedor no ensino superior. Fundamentamo-nos na constituição de uma comunidade de aprendizagem e na estética em perspectiva dialógica num processo de pedagogia queer. É uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa. Consideramos a importância da dimensão estética vivida em comunidade para o acolhimento. Acenamos para uma educação estética que considere as singularidades, o outro, a responsabilidade e uma ética amorosa.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011. 476 p.
BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. 3. ed. São Carlos: Pedro e João Editores, 2020. 160 p.
BRAIT, Beth. Olhar e ler: verbo-visualidade em perspectiva dialógica. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, São Paulo, v. 8, n. 2, p. Port. 43-66 / Eng. 42, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-45732013000200004. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/16568. Acesso em: 11 set. 2024.
CAVALCANTE, Sylvia. A porta e suas múltiplas significações. Estudos de Psicologia, Natal, v. 8, n. 2, p. 281-288, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2003000200010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epsic/a/Z46bWt8mjzGqb8nPsmVDCJm/?lang=pt. Acesso em: 11 set. 2024.
GERALDI, João Wanderley. Ancoragens: estudos bakhtinianos. São Carlos: Pedro & João, 2019.
hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.
hooks, bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. Tradução de Bhuvi Libanio. São Paulo: Elefante, 2020.
hooks, bell. Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança. Tradução de Kenia Cardoso. São Paulo: Elefante, 2021.
hooks, bell. Tudo sobre o amor. Tradução de Stephanie Borges. São Paulo: Elefante, 2021.
LOURO, Guacira Lopes. Teoria queer – uma política pós-identitária para a educação. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 541-553, fev. 2001. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/88030. Acesso em: 11 set. 2024.
LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
MARTINS, Mirian Celeste et al. Didática do ensino de arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.
PRECIADO, Paul B. Um apartamento em Urano: crônicas da travessia. Tradução de Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
SOBRAL, Adail. O conceito de ato ético de Bakhtin e a responsabilidade moral do sujeito. Bioethikos, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 121-126, 2009. Disponível em: https://saocamilo-sp.br/assets/artigo/bioethikos/68/121a126.pdf. Acesso em: 11 set. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 EntreLetras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.