A EDUCAÇÃO ESTÉTICA NA CONSTITUIÇÃO DE UM AMBIENTE DE EDUCAÇÃO ACOLHEDOR

RELAÇÕES DE ALTERIDADE EM UM GRUPO DE ACOLHIMENTO PARA PESSOAS LGBTI+ E QUEER NO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e18924

Palavras-chave:

acolhimento, educação estética, comunidade de aprendizagem, alteridade, LGBTI+

Resumo

Este artigo discute relações de alteridade num grupo de acolhimento para pessoas LGBTI+ e queer, numa universidade do sul do Brasil, cujas ações partem de atividades estéticas a fim de compreender a contribuição desta dimensão na constituição de um ambiente de educação acolhedor no ensino superior. Fundamentamo-nos na constituição de uma comunidade de aprendizagem e na estética em perspectiva dialógica num processo de pedagogia queer. É uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa. Consideramos a importância da dimensão estética vivida em comunidade para o acolhimento. Acenamos para uma educação estética que considere as singularidades, o outro, a responsabilidade e uma ética amorosa.

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Biografia do Autor

Daniel Cesar Tecila, Universidade Regional de Blumenau

Artista Visual, professor e pesquisador. É licenciado em Artes Visuais pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e Mestrando (Bolsista de Demanda Social CAPES) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na mesma universidade. Membro do Grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação (GPAEE).

Carla Carvalho, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestra em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), professora licenciada em Educação Artística pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Professora do Departamento de Arte e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB. Líder do GP Arte e Estética na Educação. Artista visual.

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Publicado

2024-12-10

Como Citar

Tecila, D. C., & Carvalho, C. (2024). A EDUCAÇÃO ESTÉTICA NA CONSTITUIÇÃO DE UM AMBIENTE DE EDUCAÇÃO ACOLHEDOR: RELAÇÕES DE ALTERIDADE EM UM GRUPO DE ACOLHIMENTO PARA PESSOAS LGBTI+ E QUEER NO ENSINO SUPERIOR. EntreLetras, 15(2), 47–65. https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e18924

Edição

Seção

DOSSIÊ: DIVERSIDADES FALADAS E FALANTES NA ARTE E NA VIDA - v. 15, n. 2, 2024