CORPOS INCÔMODOS E INCOMODADOS

A POTÊNCIA DO ENCONTRO E O SURGIMENTO DO COMUM EM UMA SALA DE AULA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e18928

Palavras-chave:

incômodo, comum, corpo e educação, mediação escolar

Resumo

Dos incômodos vivenciados em um ano pandêmico aos incômodos que surgem na relação com um outro, diferente ou estrangeiro, esta pesquisa acompanhou os movimentos de um grupo escolar pelas lentes de uma mediadora educacional e pesquisadora em formação. A narrativa e a cartografia servem como métodos de construção desta pesquisa e a Sociologia e a Filosofia, juntamente com os estudos de corporeidade e movimento, dão o tom das análises realizadas. As experiências no campo conduzem este trabalho para uma compreensão de “comum” como aquilo que surge na diferença e de "incômodo" como fenômeno relacional potencialmente produtivo.

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Biografia do Autor

Rianne de Oliveira Zabaleta, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atua na área escolar com ênfase em Orientação de famílias e Inclusão Escolar.

André Bocchetti, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Sou professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade - PPGE/UFRJ. Estou, atualmente, em estágio pós-doutoral como academic visitor na Concordia University/Montréal - Canadá, desenvolvendo atividades no SenseLab, junto a prof. Erin Manning. Sou licenciado em Ciências Biológicas (Universidade Estadual do Ceará), especialista em Educação a Distância (Universidade Católica de Brasília), mestre e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Tenho atuado em cargos de gestão na UFRJ, nos quais se destacam a função de Chefe do Departamento de Administração Educacional (2018-2020), Coordenador de Licenciaturas (2020-2022) e coordenador da linha de pesquisa "Formação Docente, Linguagens e Subjetividade", do PPGE. Sou, atualmente, membro da Comissão Deliberativa desse mesmo Programa de Pós-Graduação. Atuo, ainda, como membro do Núcleo de Planejamento Pedagógico do curso de Dança da UFRJ. Sou membro do Comité Acadêmico Internacional da Red Latinoamericana de Investigadores/as de y desde los Cuerpos en las Culturas, membro do Conselho Editorial da Revista "Práticas em Gestão Pública Universitária", vinculada à PR4/UFRJ e da Revista Interinstitucional Artes de Educar. Atuo na coordenação de pesquisas financiadas pela FAPERJ (APQ 1 - proc.: E-26/211.739/2021; Iniciação Científica - proc.: E-26/203.637/2021 e proc.: E-26/205.581/2022), sendo atualmente Jovem Cientista do Nosso Estado pela mesma instituição (proc.: E-26/200.294/2023). Fui também contemplado com bolsa CAPES/PRInt para estágio de três meses como professor visitante júnior junto ao SenseLab, vinculado à Concordia University/Montreal - Canadá. Coordeno o CorPes - Zona de Estudos e Pesquisas em Corporeidades e Pedagogias Sensíveis, no qual tenho desenvolvido e orientado pesquisas de iniciação científica, mestrado e doutorado interessadas no entrelace entre corporeidades, movimento, educação somática e arte. Nesse contexto, estão inclusas as análises de uma prática de educação somática específica como plataforma de pensamento acerca do ato educativo - a Biodanza, do qual sou também professor. 

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Publicado

2024-12-10

Como Citar

Zabaleta, R. de O., & Bocchetti, A. (2024). CORPOS INCÔMODOS E INCOMODADOS: A POTÊNCIA DO ENCONTRO E O SURGIMENTO DO COMUM EM UMA SALA DE AULA. EntreLetras, 15(2), 126–146. https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e18928

Edição

Seção

DOSSIÊ: DIVERSIDADES FALADAS E FALANTES NA ARTE E NA VIDA - v. 15, n. 2, 2024