CULTURA BALLROOM

ENTRELAÇAMENTOS COM A EDUCAÇÃO PERFORMATIVA

Autores

  • Maria Luísa Martins dos Reis Universidade Federal do Paraná image/svg+xml
  • Michelle Bocchi Gonçalves Universidade Federal do Paraná image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e18943

Palavras-chave:

Cultura Ballroom, Educação performativa, Dissidência

Resumo

O artigo apresentado tem como objetivo evidenciar possíveis relações entre a Educação Performativa e a Cultura Ballroom. Para tal, foi construída uma revisão bibliográfica sobre a Cultura Ballroom em diálogo com o conhecimento corporificado de uma das autoras enquanto integrante da comunidade Ballroom curitibana. Um introdutório referencial dentro do arcabouço dos Estudos da Performance na Educação, foi, então, usado para entrelaçar o domínio artístico, cotidiano e ritual da Cultura Ballroom com diferentes prismas da Performance. O estudo, ao apontar tais conexões, ressalta a natureza subversiva e autodeterminante da comunidade Ballroom enquanto movimento revelador das potências políticas e estéticas da dissidência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luísa Martins dos Reis, Universidade Federal do Paraná

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná (PPGE – UFPR) e integrante da linha de pesquisa Linguagem, Corpo e Estética na Educação (LICORES). Atua como produtora cultural e bailarina com foco em projetos que abarquem a comunidade LGBTQIA+ e Ballroom.

Michelle Bocchi Gonçalves, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação (UFPR), com pós-doutorado em Educação (UNIVALI), professora da Universidade Federal do Paraná – Departamento de Teoria e Prática de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR).

Referências

ARNOLD, Emily; BAILEY, Marlon. Constructing home and family: How the Ballroom community supports African American GLBTQ youth in the face of HIV/AIDS. Journal of Gay and Lesbian Social Sciences, v. 21, p. 171-188, 2009. DOI: https://doi.org/ https://doi.org/10.1080%2F10538720902772006. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3489283/ Acesso em: 31 jul. 2024.

ARVANITIDOU, Zoi. Fashion, Dressing and Identities in Ballroom Subculture. Journal of International Cooperation and Development, Taiwan, v. 2, n. 1, mai, 2019. DOI: https://doi.org/10.36941/jicd-2019-0006. Disponível em: https://www.richtmann.org/journal/index.php/jicd/article/view/10637 Acesso em: 31 jul. 2024.

AUSTIN, John Langshaw. Quando dizer é fazer. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

AVELAR, Dani; ROCHA, Matheus; SANTOS, Vailma. Ballroom celebra vida e talento de artistas pretos LGBTQIA+. Folha de São Paulo, São Paulo, 26 de ago. de 2023. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/Ballroom-sao-paulo-brasil/. Acesso em: 19 jan. 2024.

BAILEY, Marlon. Engendering space: Ballroom culture and the spatial practice of possibility in Detroit. Gender, Place & Culture: A Journal of Feminist Geography, v. 21, n. 4, 489-507, 2014. DOI: https://doi.org/10.1080/0966369X.2013.786688. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/0966369X.2013.786688 Acesso em: 31 jul. 2024.

BARROSO, Renato Régis. Pajubá: o código linguístico da comunidade LGBT. 2017. 152 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Artes com representação em Etnolinguística) – Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2017.

BUTLER, Judith. Corpos em aliança e a política das ruas: notas para uma teoria performativa de assembleia. Tradução de: Fernanda Siqueira Miguens. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

BUTLER Judith. Problemas de Gênero: Feminismo e Subversão da Identidade. 17 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019.

CARLSON, Marvin. Performance: uma introdução crítica. Tradução de: DINIZ, Thais. F. N; PEREIRA, Maria Antonieta. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009

HELLER, Meredith. RuPaul realness: the neoliberal resignification of Ballroom discourse. Social Semiotics, v. 30, n. 1, p. 133-147, 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/10350330.2018.1547490. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10350330.2018.1547490 Acesso em: 31 jul. 2024.

LAWRENCE, Tim. Listen, and you will hear all the Houses that walked before: A History of Drag Balls, Houses and the Culture of Voguing. In: Voguing and the House Ballroom Scene of New York City 1989-92. London: Soul Jazz Books, 2011. p. 3-11.

MALDONADO-TORRES, Nelson. Analítica da colonialidade e da decolonialidade: algumas dimensões básicas. In: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón (org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica, 2019, p. 27-53.

PINTO JUNIOR, Marco Aurélio Chagas. Corpo Transeunte: oscilação performática mapeando a cena Ballroom brasileira. 2019. 41f. TCC (Graduação – Licenciatura em Dança, ESEFID) – Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2019.

PINEAU, Elyse Lamm. Pedagogia crítico-performativa: encarnando a política da educação libertadora. In: PEREIRA, Marcelo de A. (Org). Performance e Educação: Desterritorializando territórios. Santa Maria: Editora UFSM, 2013. p. 37-58.

ROWAN, Diana; LONG, Dennis D.; JOHNSON, Darrin. Identity and Self-Presentation in the House/ball Culture: A Primer for Social Workers. Journal of Gay & Lesbian Social Services, v. 25, n. 2, p. 178-196, 2013. DOI: https://doi.org/10.1080/10538720.2013.782457. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10538720.2013.782457 Acesso em: 31 jul. 2024.

SCHECHNER, Richard. What is performance? In: Performance studies: an introduction. New York & London: Routledge, 2006, p. 28-51.

SCUDELLER, Pedro de Assis Pereira; SANTOS, Thiago Henrique Ribeiro dos. “I am Ballroom”: tensões, reiterações e subversões na partilha do sensível da cultura Ballroom midiatizada. Tropos: comunicação, sociedade e cultura, Rio Branco, v. 9, nº 2, p. 1-27, dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/3997 Acesso em: 31 jul. 2024.

SIERRA, Jamil Cabral; NOGUEIRA, Juslaine Abreu; MIKOS, Camila Macedo Ferreira. Paris still burning? Sobre o que a noção de performatividade de gênero ainda pode dizer a um cinema queer. Textura, Canoas, v. 18 n.38, p. 26-49, set./dez. 2016. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/2231 Acesso em: 31 jul. 2024.

SILVA, Flávys Guimarães; SOUZA, Gleyde Lopes de; SYUGA, Lucas; RODRIGUES, Rodrigo. MARINELLI, Princesa Ricardo (coord). Quero mais é tocar fogo: o voguing e a cena Ballroom no Brasil. Ed. dos Autores: Pinhais, 2023.

SUSMAN, Tara. The Vogue of Life: Fashion Culture, Identity, and the Dance of Survival in the Gay BalIs. disClosure: A Journal of Social Theory, v. 9, n. 15, abr. 2000. DOI: https://doi.org/10.13023/disclosure.09.15. Disponível em: https://uknowledge.uky.edu/disclosure/vol9/iss1/15/ Acesso em: 31 jul. 2024.

TUCKER, Ricky. And the Category Is…: Inside New York’s Vogue, House, and Ballroom Community. Boston: Beacon Press, 2022.

ZION, Eduarda Kona. Rodrag Entrevista Kona Zion. [Entrevista concedida a] Rodrigo Rodrigues [em 2021]. Quero mais é tocar fogo: o voguing e a cena Ballroom no Brasil. Pinhais: Ed. dos Autores, 2023.

Downloads

Publicado

2024-12-10

Como Citar

Reis, M. L. M. dos, & Bocchi Gonçalves, M. (2024). CULTURA BALLROOM: ENTRELAÇAMENTOS COM A EDUCAÇÃO PERFORMATIVA. EntreLetras, 15(2), 106–125. https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e18943

Edição

Seção

DOSSIÊ: DIVERSIDADES FALADAS E FALANTES NA ARTE E NA VIDA - v. 15, n. 2, 2024