COMUNIDADES DE PRÁTICA E LETRAMENTOS DE REEXISTÊNCIA EM UMA ESCOLA DE SAMBA DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Danielle da Silva Martins Universidade do Estado do Rio de Janeiro image/svg+xml
  • Marcia Lisbôa Costa de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e18950

Palavras-chave:

carnaval, escolas de samba, letramentos de reexistência, comunidade de práticas, letramentos multimodais

Resumo

O estudo discute letramentos de reexistência construídos no carnaval do G.R.E.S Unidos do Viradouro (RJ), buscando compreender  como sentidos multimodais, inclusive em meios digitais, são negociados nessa comunidade de prática. Adotou-se abordagem qualitativa, desenvolvendo-se observação participante, análise de textos e documentos. Nas escolas de samba, o maior empreendimento comum é o desfile oficial,  sendo o engajamento mútuo vivenciado em eventos sociais e atividades relacionadas ao carnaval, situações em que se constitui um repertório compartilhado. A análise realizada indica que os letramentos de reexistência construídos na Viradouro são multimodais e indissociáveis da valorização das culturas afrodiaspóricas, ancorando-se no pertencimento à comunidade.

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Biografia do Autor

Danielle da Silva Martins, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestra em Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, docente de Língua Portuguesa - Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Diretora de Harmonia do G.R.E.S Unidos do Viradouro.

Marcia Lisbôa Costa de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Letras, professora associada do Departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

2024-12-10

Como Citar

Martins, D. da S., & Oliveira, M. L. C. de. (2024). COMUNIDADES DE PRÁTICA E LETRAMENTOS DE REEXISTÊNCIA EM UMA ESCOLA DE SAMBA DO RIO DE JANEIRO . EntreLetras, 15(2), 159–178. https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e18950

Edição

Seção

DOSSIÊ: DIVERSIDADES FALADAS E FALANTES NA ARTE E NA VIDA - v. 15, n. 2, 2024