UMA NOVA AUDIÇÃO DE ÍNDIA

NAS DOBRAS DO SILÊNCIO, UM FALANTE CORPO EXPOSTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19178

Palavras-chave:

Guarânia Índia, corpo feminino indígena, vozes discursivas, (in)visibilidade

Resumo

Neste artigo, o objetivo é caracterizar, por meio das vozes que delineiam um corpo feminino indígena na conhecida guarânia Índia (Original 1928; versão brasileira de 1952), o eixo valorativo, socioideológico, que o apresenta como objetificação sexual ou mitificação. A fundamentação teórica e metodológica, advinda da análise dialógica do discurso (ADD), se dá a partir da mobilização dos conceitos de vozes discursivas, interação, imagem, valoração social e centro de valores, os quais apontam para a forma como essa obra musical oferece uma concepção de diversidade, centrada na condição de (in)visibilidade da figura feminina indígena.

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Biografia do Autor

Beth Brait, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora e Livre Docente em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP), Pós-Doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris/França. Professora Associada da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes (FAFICLA), Departamento de Ciências da Linguagem e Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP/Campus Monte Alegre/SP), docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem/LAEL e Literatura e Crítica Literária/LCL. E-mail: bbrait@uol.com.br ; ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-1421-0848 .

Jean Carlos Gonçalves, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pós-Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP), Brasil. Professor Associado do Setor de Educação, Departamento de Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná (UFPR/Campus Rebouças – Curitiba/PR), docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação/PPGE-UFPR e Letras/PPGL-UFPR.

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Publicado

2024-12-10

Como Citar

Brait, B., & Gonçalves, J. C. (2024). UMA NOVA AUDIÇÃO DE ÍNDIA: NAS DOBRAS DO SILÊNCIO, UM FALANTE CORPO EXPOSTO. EntreLetras, 15(2), 4–22. https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19178

Edição

Seção

DOSSIÊ: DIVERSIDADES FALADAS E FALANTES NA ARTE E NA VIDA - v. 15, n. 2, 2024

Dados de financiamento