A TENSIVIDADE ENTRE O LITERÁRIO E O CULTURAL NO CONCEITO DE DUENDE DE GARCÍA LORCA

Autores

  • Alexandre Silveira Campos Universidade Estadual Paulista (Unesp) image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19275

Palavras-chave:

literatura espanhola, estética cultural, semiótica tensiva

Resumo

Este artigo trata de uma análise semiótica, de base francesa e viés tensivo, de uma das onze conferências escritas pelo poeta Federico García Lorca, Juego y Teoría del Duende, na qual o granadino explicita a importância e reelabora o conceito de duende para a arte andaluz. Espécie de motor e de comprovação, duende é a ponte sem percurso entre o estético e o cultural, ou seja, onde o instante único do “ser duende” é o mesmo instante de um “fazer arrebatar”, relacionado sobretudo às expressões artísticas que evocam a presença do corpo: a música, a dança e a poesia falada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Silveira Campos, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Professor Assistente Doutor da UNESP - FCL, campus de Araraquara. Nacionalidade: brasileira/espanhola. Responsável por parte do conjunto de disciplinas de língua e literatura espanholas junto ao Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara. Doutor em Letras, Estudos Literários, com tese sobre Miguel de Unamuno - Literatura Espanhola, UNESP - FCLAr (2012). Possui Mestrado em Estudos Literários, com tese sobre Manoel de Barros - literatura brasileira contemporânea, UNESP (2007) e Especialização em Literatura hispano-americana, UNESP (2003). Graduado em Latim. Coordenador do PET Letras, FCLAr, onde desenvolve, entre outros, os projetos: "Leitura que Redime" em parceria com a Penitenciária de Araraquara e "Lendo na Casa" em parceria com a Fundação CASA de Araraquara. Coordenador docente do Cursinho Popular "Geração NEAR"; do LABLIN, projeto de ensino de línguas estrangeiras junto aos campi de Botucatu. Docente responsável pelo CAC Comitê de Ações culturais da FCLAr. E docente responsável pela Radio FCLAr, projeto de extensão de divulgação científica. Atua nas áreas de Língua e Literatura hispânicas, Semiótica e Teoria Literária.

Referências

ADONIS. Poesía y Poética Árabes. Presentación y Traducción del árabe Carmen Ruiz Bravo Villasante. Madrid: Editorial: Ediciones del Oriente y del Mediterráneo, 2005.

BERTRAND, Denis. Caminhos da semiótica literária. Bauru/SP: EDUSC, 2003.

FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2002.

GARCÍA LORCA, Federico. Obra Poética Completa. Ed. bilingue. Trad. Willian Angel de Mello. 5. ed. São Paulo: Editora W Martins Fontes, 2012.

GARCÍA LORCA Federico. Obras completas. Aguilar: Madrid, 1954.

GIBSON, Ian. Vida, Pasión y Muerte de Federico García Lorca. Madrid: Elboomeran, 2016.

GREIMAS, Algirdas Julien Da imperfeição. Trad. Ana Cláudia Oliveira. São Paulo: Hacker Editores, 2002.

GREIMAS, Algirdas Julien. Semântica estrutural: pesquisa de método. Tradução de Haquira Osakabe e Izidoro Blikstein. São Paulo: Editora Cultrix, 1973.

ZILBERBERG, Claude. Elementos de semiótica tensiva. São Paulo: Ateliê Editorial, 2011.

ZILBERBERG, Claude. Razão e poética do sentido. Tradução de Ivã Carlos Lopez, Luiz Tatit e Valdir Beividas. São Paulo: EDUSP, 2006.

Downloads

Publicado

2024-12-10

Como Citar

Campos, A. S. (2024). A TENSIVIDADE ENTRE O LITERÁRIO E O CULTURAL NO CONCEITO DE DUENDE DE GARCÍA LORCA. EntreLetras, 15(Especial), 165–176. https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19275

Edição

Seção

DOSSIÊ: SEMIÓTICA DISCURSIVA: UNIDADE E DIVERSIDADE - Número Especial, 2024