PRECONCEITO NOS CONTOS DE FADAS: DA TEORIA À TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Palavras-chave:
preconceito, contos de fadas, imaginárioResumo
A Secretaria Municipal de Educação de Bernardo Sayão – TO promoveu formação continuada objetivando refletir sobre Clássicos da Literatura utilizados na Educação Infantil. O trabalho teve caráter de pesquisa bibliográfica com busca de subsídios teóricos e de campo através de palestra para sensibilização dos educadores quanto ao preconceito existente nos contos de fadas e de oficinas didáticas para transposição teoria-prática. Conforme Campos e Couto (2009), as quais fundamentam que nos contos de fadas há uma intenção de transmitir determinados padrões sociais, entre eles: noção de pertencimento social, sentimento de adesão a princípios e visões de mundo comuns, que faz com que as pessoas sintam-se participantes de um espaço/tempo, ocupando o seu lugar de destaque na sociedade. Diante dos trabalhos realizados foi possível refletir a complexidade dos contos e sua ação no imaginário infantil desmistificando questões sobre o preconceito.
Downloads
Referências
ADORNO, T. W. Educação e emancipação. Tradução Wolgang Leo Maar. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil, gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1994.
BHABHA, H. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998.
BUENO, Francisco da Silveira. Dicionário escolar da língua portuguesa. Rio de Janeiro: FAE, 1986.
CAMPOS, Gleisy Vieira. COUTO, Maria Elizabete Sousa. Os contos de fadas: a leitura ea construção do imaginário infantil. UESC. 2009.
GIROUX, Henry A. Os filmes da Disney são bons para os seus filhos? In: STEINBERG, Shiley R.; KINCHELOE, Joe L. (org). Cultura infantil, a construção corporativa da infância. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
JOHNSON, Allan G. Dicionário de sociologia: guia prático de linguagem sociológica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1997.
RESENDE, Vânia Maria. Literatura infantil e juvenil. São Paulo: Editora Saraiva, 1997.
SILVA, Andreia. (Org). Racismo como forma de etnocentrismo. 2007. Disponível em <https://pt.scribd.com/doc/19195212/Racismo-Como-Forma-de-Etnocentrismo>. Acesso em: 16 de maio 2016.
SILVA, Tomaz Tadeu da; HALL, Stuart; WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença – a perspectiva dos estudos culturais. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da; HALL, S &WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença – a perspectiva dos estudos culturais. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.