EDUCAÇÃO INDÍGENA KRAHÔ: MATERIAL DE APOIO PEDAGÓGICO

Autores

  • Francisco Edviges Albuquerque UFT - Universidade Federal do Tocantins
  • Ana Beatriz Sena da Silva Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Francisco Edviges Albuquerque Universidade Federal do Tocantins
  • Ana Beatriz Sena da Silva Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

material didático, educação escolar indígena, língua materna, Krahô

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar resultados do projeto de iniciação científica - PIBIC 2014/2016, cujo título é “Educação Escolar Indígena Krahô: Uma contribuição para produção de material didático” sob orientação do Prof. Dr. Francisco Edviges Albuquerque.  Esse projeto visa a descrever e analisar o processo de produção de material didático-pedagógico bilíngue e intercultural na escola Krahô 19 de Abril da Aldeia Manoel Alves. A produção destes materiais se dá tanto em língua materna quanto em língua portuguesa, além de abranger as seguintes áreas do conhecimento: Língua Materna Krahô, Língua Portuguesa, História e Geografia, Literatura, Gramática, Ciências e Matemática. Todos esses materiais estão sendo utilizados nas escolas Krahô, como material didático e que integram os conteúdos ministrados em sala de aulas do Ensino Fundamental e Médio. Os objetivos principais destes materiais didáticos são registra os aspectos socioculturais e linguísticos dos Krahô, os mesmos são voltados para a educação escolar indígena bilíngue e intercultural, no sentido de revitalizar e manter a língua materna e também cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Edviges Albuquerque, UFT - Universidade Federal do Tocantins

Orientador do Programa de Iniciação Científica PIBIC/CNPq e Professor do curso de Letras UFT-Araguaína. Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras-PPGL, da Universidade Federal do Tocantins, atuando nos cursos de Doutorado e Mestrado. Professor do Curso de Mestrado Profissional em Letras-PROFLETRAS-UFT-campus de Araguaína

Ana Beatriz Sena da Silva, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Graduanda do Curso de Letras- Licenciatura, da Universidade Federal do Tocantins-campus Araguaína e Bolsista do Programa Iniciação Científica/PIBIC (CNPq)

Referências

ALBUQUERQUE, Francisco Edviges,(Org.), Krahô Jô Ihkàhhôc Xakat na Carõ. Campinas-SP: Pontes,2013. 129p.

__________. (Org). Português. Campinas/SP: Pontes Editores, 166p, 2014.

__________. (Org). Geografia Krahô. Campinas/SP: Pontes Editores, 201p. 2014.

__________.(Org). Krahô Jujarẽn xà kwỳ. Campinas-SP:Pontes, 119p, 2013.

__________.(Org). Krahô Jô Ihkàhhôc Kryjre mẽ Cati. Campinas-SP: Pontes, 2013. 140p.

__________. (Org). Arte e Cultura do Povo Krahô. Belo Horizonte: FALE/UFMG: Núcleo Transdisciplinar de Pesquisa Literaterras. 2012. 247p.

__________. (Org). Texto e Leitura: uma prática pedagógica Apinayé e Krahô. Goiânia: Ed. da PUC de Goiás. 2012, 144p.

__________. (Org). Do Texto ao Texto: leitura e redação. Belo Horizonte: FALE/UFMG: Núcleo Transdisciplinar de Pesquisa Literaterras. 2012. 174p.

__________. (Org). Dicionário Escolar Apinayé. Belo Horizonte: FALE/UFMG: Núcleo Transdisciplinar de Pesquisa Literaterras. 2012. 79p.

__________. (Org). A Educação Escolar Apinayé na perspectiva Bilíngue e Intercultural. Goiânia: Ed. da PUC de Goiás. 2011, 144p.

__________. (Org). Gramática Pedagógica Apinayé. Goiânia: Ed. da PUC de Goiás. 2011, 141p.

__________. (Org). Livro de Alfabetização Apinayé. Goiânia: Ed. da PUC de Goiás, 2011.

__________. (Org). História. Campinas/SP: Pontes Editores, 231p. 2014.

ALBUQUERQUE, Francisco Edviges (Org.) A aquisição da Escrita pelas Crianças Apinayé de São José. In: A educação Escolar indígena Apinayé na Perspectiva

ALBUQUERQUE, Francisco Edviges (Org.); ALMEIDA, Severina Alves de (Org.). Bilíngue e Intercultural. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2011.Educação Escolar Indígena e Diversidade Cultural. Goiânia: Ed. da PUC de Goiás. 2012, 369p.

AZEREDO, José Carlos de. Fundamentos de Gramática do Português. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

BRAGGIO, S.L.B. Proposta de Formação de Professores Indígenas do Estado do Tocantins. Palmas: SEDUC/CEEI, 1997.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, Senado, 1998.

GRUPIONI, Luís Donisete Benzi; VIDAL, Lux; FISCHMANN, Roseli (Orgs.). Povos indígenas e tolerância: construindo práticas de respeito e solidariedade. São Paulo: Edusp, 2001.

FREIRE, José R. Bessa. Rio Babel: a história das línguas na Amazônia. Rio de Janeiro: Altântico, 2004.

CARDIM, Fernão. Tratado da terra e gente do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia, 1980.

FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO. Dados Gerais sobre as missões do Summer Institute of Linguistics. Brasília: Arquivo Histórico Clara Galvão/FUNAI. 1956-1977.

__________. Relatório: Dados Gerais sobre o Summer Institute of Linguistics, Brasília,1956-1977.

__________. Relatório: Educação Indígena, Brasília, 1956-1977.

Downloads

Publicado

2016-10-04

Como Citar

Albuquerque, F. E., Silva, A. B. S. da, Albuquerque, F. E., & Silva, A. B. S. da. (2016). EDUCAÇÃO INDÍGENA KRAHÔ: MATERIAL DE APOIO PEDAGÓGICO. EntreLetras, 6(2), 199–210. Recuperado de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2747

Edição

Seção

Temas Livres