A SEQUÊNCIA BÁSICA E O CÍRCULO DE LEITURA COMO PRÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS POR MEIO DO CONTO FASTÁSTICO REGIONAL
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n2p151Resumo
Atividades de leitura envolvendo o texto literário ainda se fazem pouco presentes nas salas de aula de nosso país. Tendo como base essa realidade, propõe-se aqui a análise do conto O Guajara (SALGUEIRO, 2011), pertencente ao estilo regional e fantástico. Nosso campo de ação é uma turma da Educação de Jovens e Adultos, correspondente ao 6º a 9º ano do Ensino Fundamental 2. Para tanto, realiza-se uma pesquisa bibliográfica e discussão a partir de autores como Cotázar (2006) e Pinheiro (2008). Para o desenvolvimento da atividade, valemo-nos de elementos da sequência básica e do círculo de leitura, explicitados em Cosson (2006). Concebe-se a compreensão e interpretação do texto como um fazer coletivo, de modo que a interação entre aluno/professor/aluno é o procedimento fundante desta prática pedagógica. Um dos caminhos aqui apontados para despertar o interesse pelo texto literário e o prazer por este proporcionado está alicerçado na necessidade de valorizar os saberes culturais do aluno, partindo da região em que ele está inserido.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.