FILVROS: FILMES INERENTES A LIVROS
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n3p342Resumo
RESUMO: O presente estudo propõe algumas reflexões acerca da arte cinematográfica, abordando a sua relevância e construções para chegar aos diversos objetivos de interesse da leitura. A pesquisa trata também das raízes de bloqueios quanto às formas de evolução do leitor que, por vezes, depara-se com obras imbuídas de grande complexidade e impregnadas de uma obscuridade própria da literatura, o que torna necessária uma releitura. Nessa maturação, propõe-se um olhar mais estimulante, o qual vise um pré-caminhar, uma reaproximação da obra ao leitor. A realização da pesquisa se dá através da análise dos filmes Dom, Capitu e O Auto da Compadecida, obras cinematográficas que conseguem inferir literalidade com o máximo de riqueza linguística aos leitores, visando à conectividade, integração e interação entre o Cinema e a Literatura.
Palavras-chave: Cinema. Literatura. Adaptação. Motivação. Leitura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.