GÊNERO RESENHA CRÍTICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE PRODUÇÃO EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n3p384Resumo
Este artigo apresenta a análise de produções textuais de alunos do ensino fundamental, a partir da aplicação de sequência didática (SD) (DOLZ, NOVERRAZ, SHENEUWLY, 2004) para o ensino do gênero resenha crítica. Como arcabouço teórico, recorremos à perspectiva de gênero discursivo de Bakhtin (2003) e de Biasi-Rodrigues (2008), em seguida, abordamos o gênero resenha crítica, por meio de Medeiros (2014) e Machado, Lousada & Abreu-Tardelli (2014). Por fim, concluímos que, com o uso de SD, é possível que os alunos do ensino fundamental tornem-se bons escritores de textos e se apropriem dos mais diversos gêneros discursivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.