GÊNERO RESENHA CRÍTICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE PRODUÇÃO EM SALA DE AULA

Autores

  • Francisco Cleyton de Oliveira Paes Universidade Federal do Ceará
  • Pollyanne Bicalho Ribeiro Universidade Federal do Ceará (UFCE)

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n3p384

Resumo

Este artigo apresenta a análise de produções textuais de alunos do ensino fundamental, a partir da aplicação de sequência didática (SD) (DOLZ, NOVERRAZ, SHENEUWLY, 2004) para o ensino do gênero resenha crítica. Como arcabouço teórico, recorremos à perspectiva de gênero discursivo de Bakhtin (2003) e de Biasi-Rodrigues (2008), em seguida, abordamos o gênero resenha crítica, por meio de Medeiros (2014) e Machado, Lousada & Abreu-Tardelli (2014). Por fim, concluímos que, com o uso de SD, é possível que os alunos do ensino fundamental tornem-se bons escritores de textos e se apropriem dos mais diversos gêneros discursivos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pollyanne Bicalho Ribeiro, Universidade Federal do Ceará (UFCE)

Doutora em Letras pela PUC/MG. Professora da Universidade Federal do Ceará. 

Downloads

Publicado

2019-01-21

Como Citar

de Oliveira Paes, F. C., & Ribeiro, P. B. (2019). GÊNERO RESENHA CRÍTICA: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE PRODUÇÃO EM SALA DE AULA. EntreLetras, 9(3), 384–402. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n3p384