REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DA ESCRITA/REESCRITA DA RESENHA DE FILMES

Autores

  • Paulo da Silva Lima Universidade Federal do Maranhão
  • Luciana de Queiroz Lima Secretaria de Educação do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n2p245

Resumo

Este artigo aborda o uso de ferramentas didáticas no ensino do gênero textual Resenha. Para isso, são analisadas as ações de uma professora que utilizou a Sequência Didática como instrumento norteador de sua prática pedagógica durante sua pesquisa-ação do Mestrado Profissional em Letras. Objetiva analisar questões teóricas sobre o ensino de gêneros e a prática de sala de aula. Os resultados demonstram que, apesar de não ter se apropriado de alguns saberes teóricos sobre o ensino de gêneros, a professora busca contemplar em sua prática atividades que estimulem os alunos a efetivarem verdadeiras ações de linguagem nas aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo da Silva Lima, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (2002), mestrado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2008) e doutorado em Letras (Estudos Linguísticos) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2014). Tem Pós-doutorado em Linguística pela Universidade de Brasília (UNB). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Maranhão, Campus de Bacabal, atuando como coordenador de curso. É professor do Mestrado acadêmico em Letras e do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, discurso, leitura, argumentação e análise do discurso.

Downloads

Publicado

2018-10-28

Como Citar

Lima, P. da S., & Lima, L. de Q. (2018). REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DA ESCRITA/REESCRITA DA RESENHA DE FILMES. EntreLetras, 9(2), 245–265. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n2p245