REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DA ESCRITA/REESCRITA DA RESENHA DE FILMES

Autores/as

  • Paulo da Silva Lima Universidade Federal do Maranhão
  • Luciana de Queiroz Lima Secretaria de Educação do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n2p245

Resumen

Este artigo aborda o uso de ferramentas didáticas no ensino do gênero textual Resenha. Para isso, são analisadas as ações de uma professora que utilizou a Sequência Didática como instrumento norteador de sua prática pedagógica durante sua pesquisa-ação do Mestrado Profissional em Letras. Objetiva analisar questões teóricas sobre o ensino de gêneros e a prática de sala de aula. Os resultados demonstram que, apesar de não ter se apropriado de alguns saberes teóricos sobre o ensino de gêneros, a professora busca contemplar em sua prática atividades que estimulem os alunos a efetivarem verdadeiras ações de linguagem nas aulas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paulo da Silva Lima, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (2002), mestrado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2008) e doutorado em Letras (Estudos Linguísticos) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2014). Tem Pós-doutorado em Linguística pela Universidade de Brasília (UNB). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Maranhão, Campus de Bacabal, atuando como coordenador de curso. É professor do Mestrado acadêmico em Letras e do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, discurso, leitura, argumentação e análise do discurso.

Publicado

2018-10-28

Cómo citar

Lima, P. da S., & Lima, L. de Q. (2018). REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DA ESCRITA/REESCRITA DA RESENHA DE FILMES. EntreLetras, 9(2), 245–265. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n2p245