O RELÓGIO DE OURO, DE MACHADO DE ASSIS:
UMA PROPOSTA DE LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n2p103Resumo
O presente trabalho propõe a leitura do conto O relógio de ouro, de Machado de Assis a alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental com o objetivo principal de apontar caminhos diferenciados de trabalho com o texto literário. Para tanto, utilizamos, como aporte teórico fundamental, o livro AULA (2013), de Roland Barthes e sua concepção de forças libertárias: a Mimeses, a Mathesis e a Semiosis, respectivamente: a representação do real, os diferentes saberes e jogo de palavras estabelecido no/pelo texto literário. Para a abordagem e aprofundamento desse trabalho, foram utilizados, também: Barbosa (1996), Barthes (2013), Cândido (2006), Cosson (2016), Soares (2007), dentre outros.
Palavras-chaves: literatura; forças da literatura; leitura literária; sala de aula.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.