O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES LEITORAS A PARTIR DO GÊNERO MULTIMODAL TIRINHA
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n2p61Resumo
Tornar-se proficiente na linguagem multimodal é essencial para que os alunos compreendam os vários gêneros que circulam socialmente. Assim, o trabalho com tirinhas pode ser considerado um caminho para o desenvolvimento de habilidades leitoras. O estudo pauta-se em Koch e Elias (2013) e Solé (1998), sobre leitura; Dionísio (2011), sobre multimodalidade e letramentos; Vergueiro (2014) e Ramos (2016), sobre quadrinhos. Trata-se de uma pesquisa-ação de caráter intervencionista, na qual foram realizadas oficinas de leitura. Como resultados, os alunos consolidaram habilidades leitoras já adquiridas e avançaram em outras, como inferir informação implícita e interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.