EDUCANDO SERES HUMANOS: ABRAÇAR A VULNERABILIDADE E RESISTIR À DECADÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n1p32Resumo
Césaire chamou uma civilização incapaz de resolver os problemas que cria de uma civilização decadente e Gordon, em sua Decadência Disciplinar, demonstra a decadência das disciplinas modernas de produção de conhecimento. Em sua insistência na completude, qualquer coisa fora desses sistemas totalizantes é, por definição, problemas. Isso cria fenômenos problemáticos: aspectos da realidade que, portanto, não são adequadamente entendidos como realidade. Gordon demonstra que, a fim de desmantelar os sistemas de justificação que produzem problemas intratáveis ao negar a realidade, não basta simplesmente mudar o conteúdo de nossa educação - também precisamos mudar a metodologia que produz uma visão distorcida da realidade que nos afasta. de toda a realidade social, incluindo os aspectos sociais de nós mesmos. O diagnóstico de Gordon de decadência disciplinar tem implicações não só para o que ensinamos, não apenas para quem ensina, mas, mais fundamentalmente, como devemos ensinar e como devemos aprender, a fim de facilitar a liberação.
Palavras-chave: decadência; pedagogia; maturidade; forma de realização; vulnerabilidade
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.