PESQUISA LINGUÍSTICA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA:

INTEGRAR PARA FORTALECER

Autores

  • Leandra Ines Seganfredo Santos Universidade do Estado de Mato Grosso http://orcid.org/0000-0003-0388-0106
  • Marilucia Barros de Oliveira Universidade Federal do Pará
  • Neusa Inês Philippsen Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Selma Maria Abdalla Dias Barbosa Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n1p4

Resumo

O recém-criado Grupo de Trabalho intitulado “Estudos Linguísticos na Amazônia Brasileira” (GT ELIAB) foi apresentado à Associação Nacional de Programas de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística – ANPOLL e obteve aprovação do Conselho de Estudos Linguísticos em maio de 2018 durante o XXXIII ENANPOLL (Cuiabá, Mato Grosso, Brasil). O objetivo deste GT é envolver os Programas da área de Linguística localizados na Amazônia brasileira para mostrar que neste espaço amazônico já há uma significativa produção científica que aspira ser implementada com novos resultados e produções. Dentre os resultados que o GT pretende alcançar, destacam-se compartilhar e divulgar a produção científica desenvolvida aqui, com o propósito de cooperar com a pesquisa nacional na área ao mesmo tempo em que disponibiliza resultados de investigações aos interessados nos estudos linguísticos realizados no cenário amazônico.

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Biografia do Autor

Leandra Ines Seganfredo Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1994), mestrado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005), doutorado em Estudos Linguísticos (Linguística Aplicada) pela UNESP (Rio Preto) e Pós doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUCSP). É professora concursada na Universidade do Estado de Mato Grosso (Professor Adjunto nível 6); Possui experiência nas áreas de metodologias de ensino de Pedagogia e Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de línguas, interdisciplinaridade, ensino-aprendizagem de línguas em diferentes idades e multiletramentos. É líder do GEPLIAS (Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada e Sociolinguística), cadastrado no CNPQ. É membro do CEPEL (Centro de Estudos e Pesquisas em Linguagem). Professora permanente dos Programas de pós-graduação stricto sensu, Mestrado Acadêmico em Letras e Mestrado Profissional em Rede (PROFLETRAS), na UNEMAT; Coordena o Programa de Metrado Acadêmico em Letras. É editora da Revista Educação, Cultura e Sociedade, periódico do Curso de Pedagogia da UNEMAT/Sinop e membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Linguística Aplicada, da Contexturas, da Eventos Pedagógicos, da Norte@mentos e da Acta Semiótica.

Marilucia Barros de Oliveira, Universidade Federal do Pará

Doutora em Linguística. Professora associada II da Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, com atuação no mestrado e doutorado acadêmicos e mestrado profissional. Investigador visitante do Instituto de Língua Galega-Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Integrante do Comitê Nacional do Atlas Linguístico do Brasil

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Publicado

2019-05-31

Como Citar

Santos, L. I. S., Oliveira, M. B. de, Philippsen, N. I., & Barbosa, S. M. A. D. (2019). PESQUISA LINGUÍSTICA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA:: INTEGRAR PARA FORTALECER. EntreLetras, 10(1), 4–18. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n1p4

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