PARA UMA DIDÁTICA DA IMPLICAÇÃO EM LEITURA DE TEXTOS LITERÁRIOS: A FUNÇÃO DAS MARCAS DA SUBJETIVIDADE DO LEITOR
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n2p164Resumo
Contrariamente ao ensino tradicional de literatura que consiste em apresentar a história da literatura e resumos de obras literárias, uma nova corrente de pesquisa trabalha sobre uma didática da implicação do sujeito leitor (ROUXEL e LANGLADE, 2004). Mas como identificar essa implicação? Para responder a essa questão, nós nos valemos da subjetividade do leitor, tal como definida por Langlade. Esse artigo apresenta uma experiência de ensino com estudantes do PROFLETRAS-UFPE que consiste em promover uma didática da implicação do sujeito leitor na atividade de releitura da obra Como um romance, de Daniel Pennac.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.