O FUNK E A LEITURA DIALÓGICA DE SUJEITOS: A PERSPECTIVA BAKHTINIANA
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n2p8Resumo
Neste estudo, realizado com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, propomos uma busca do (re)conhecimento do sujeito social representado nas letras do funk que são utilizadas como instrumentos de reflexão em ambiente escolar, tendo como aporte teórico as concepções advindas do Círculo de Bakhtin. Para tanto, estruturamos tal pesquisa nas leituras do gênero discursivo canção do funk e nas atividades constantes no protótipo de ensino com base em Rojo (2015). Entendendo que a dialogicidade discursiva também se perfaz no ato da leitura, este estudo procura compreender o gênero discursivo literomusical funk, na tentativa de (re)conhecer as vozes existentes, bem como a responsividade dessas vozes, quais valores representam e o posicionamento dos alunos(as) quanto ao gênero discursivo em foco.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.