A REPRESENTATIVIDADE DAS VARIANTES DIATÓPICAS DE CAMBALHOTA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA

O PROJETO ALiB E OS DICIONÁRIOS ESCOLARES DE TIPO 3

Autores

  • Khézia Cristina de Souza UFG
  • Sheila de Carvalho Pereira Gonçalves UFG
  • Karylleila dos Santos Andrade Klinger UFT

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n1p38

Resumo

O artigo apresentado situa-se no âmbito da Sociolinguística, ramo da Linguística cujo objeto de estudo é a diversidade linguística e da Lexicografia, entendida aqui como arte, ciência ou técnica de se elaborar dicionários. Nosso objetivo é verificar a representatividade das variantes diatópicas de "cambalhota" em dicionários escolares de tipo 3 considerando-se o levantamento realizado no projeto Atlas Linguístico do Brasil, ALiB. O recorte das nossas análises considerou o campo "jogos e diversões infantis", escolhido aleatoriamente e nossas análises são voltadas, especialmente, para a região denominada Amazônia Brasileira.

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Biografia do Autor

Khézia Cristina de Souza, UFG

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu Mestrado em Estudos da Linguagem - Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão (PPGEL/UFG/RC). Bolsista pela Fundação de amparo à pesquisa do estado de Goiás - FAPEG 

Sheila de Carvalho Pereira Gonçalves, UFG

Doutora em Análise Linguística pela UNESP. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Estudos da Linguagem PPGEL da Universidade Federal de Goiás, UFG, Regional Catalão. É coordenadora do projeto de pesquisa Dicionário escolar: reflexões e possibilidades sheilacpgoncalves@outlook.com

Karylleila dos Santos Andrade Klinger, UFT

Doutora em Linguística pela USP, professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins, com pós-doutorado pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra/Portugal, processo CAPES n°1787/14-4, 2014-2015. Bolsista de produtividade em pesquisa/UFT

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Publicado

2019-05-31

Como Citar

de Souza, K. C., Gonçalves, S. de C. P., & Klinger, K. dos S. A. (2019). A REPRESENTATIVIDADE DAS VARIANTES DIATÓPICAS DE CAMBALHOTA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: O PROJETO ALiB E OS DICIONÁRIOS ESCOLARES DE TIPO 3. EntreLetras, 10(1), 38–58. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n1p38