CONSTRUINDO A IDENTIDADE DOCENTE
SIGNIFICAÇÕES E PERSPECTIVAS DE UMA DOCENTE NO CONTEXTO DA AMAZÔNIA NORTE MATO-GROSSENSE
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n1p59Resumo
Considerando um cenário no qual a identidade docente tem sido amplamente discutida, este artigo objetiva compreender como estudiosos – Stuart Hall, Zygmunt Bauman, Kathryn Woodward, Tomaz Tadeu da Silva – definem identidade, além de abordar conceitos sobre a identidade docente. Busca-se, ainda, mostrar que as identidades são representações simbólicas e influenciadas por um amplo contexto (social, cultural, político). Para reflexão do tema foi realizada uma entrevista com a professora Doutora Marieta Prata de Lima Dias que traz contribuições para compreender a identidade do professor, concluindo-se que a identidade docente é construída e reconstruída ao longo do tempo e mediada pelos contextos de vida dos professores.
Palavras-chave: Linguística; Linguística Aplicada; Identidade; Formação Docente; Entrevista.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.