CONSTRUINDO A IDENTIDADE DOCENTE

SIGNIFICAÇÕES E PERSPECTIVAS DE UMA DOCENTE NO CONTEXTO DA AMAZÔNIA NORTE MATO-GROSSENSE

Autores

  • Vania Romancini Musachi Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n1p59

Resumo

Considerando um cenário no qual a identidade docente tem sido amplamente discutida, este artigo objetiva compreender como estudiosos – Stuart Hall, Zygmunt Bauman, Kathryn Woodward, Tomaz Tadeu da Silva – definem identidade, além de abordar conceitos sobre a identidade docente. Busca-se, ainda, mostrar que as identidades são representações simbólicas e influenciadas por um amplo contexto (social, cultural, político). Para reflexão do tema foi realizada uma entrevista com a professora Doutora Marieta Prata de Lima Dias que traz contribuições para compreender a identidade do professor, concluindo-se que a identidade docente é construída e reconstruída ao longo do tempo e mediada pelos contextos de vida dos professores.

Palavras-chave: Linguística; Linguística Aplicada; Identidade; Formação Docente; Entrevista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-05-31

Como Citar

Musachi, V. R. (2019). CONSTRUINDO A IDENTIDADE DOCENTE: SIGNIFICAÇÕES E PERSPECTIVAS DE UMA DOCENTE NO CONTEXTO DA AMAZÔNIA NORTE MATO-GROSSENSE. EntreLetras, 10(1), 59–71. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n1p59