A PERSPECTIVA DO ENSINO DE LITERATURA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS:
O QUE SE ENSINA QUANDO SE ENSINA LITERATURA?
Resumo
Este artigo versa sobre a perspectiva do ensino de literatura que se tem nas escolas brasileiras. O foco da investigação será, sobretudo, a verificação de como se dá o ensino do texto literário nos livros didáticos. Assim, buscamos analisar qual o tratamento dado ao texto literário nesses suportes e de que maneira as metodologias utilizadas auxiliam na fruição da leitura literária, tendo em vista que tais práticas servem de subsídio às aulas de Literatura. Essa busca se faz inescusável para averiguarmos se o ensino de literatura está ou não formando leitores literários. Para tanto, contamos com as contribuições das Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: conhecimentos de literatura - OCEM (2006), dos estudos de Rildo Cosson, de Márcia Abreu e de Luciano Amaral Oliveira, entre outros que tratam de questões relativas ao ensino do texto literário nas escolas e, consequentemente, como são abordados os conteúdos relativos à literatura nos compêndios destinados à prática de ensino de Literatura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.