A PERSPECTIVA DO ENSINO DE LITERATURA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS:

O QUE SE ENSINA QUANDO SE ENSINA LITERATURA?

Auteurs-es

  • Enderson de Souza Sampaio Universidade Federal do Amazonas
  • Maria Luiza Germano de Souza UFAM

Résumé

Este artigo versa sobre a perspectiva do ensino de literatura que se tem nas escolas brasileiras. O foco da investigação será, sobretudo, a verificação de como se dá o ensino do texto literário nos livros didáticos. Assim, buscamos analisar qual o tratamento dado ao texto literário nesses suportes e de que maneira as metodologias utilizadas auxiliam na fruição da leitura literária, tendo em vista que tais práticas servem de subsídio às aulas de Literatura. Essa busca se faz inescusável para averiguarmos se o ensino de literatura está ou não formando leitores literários. Para tanto, contamos com as contribuições das Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: conhecimentos de literatura - OCEM (2006), dos estudos de Rildo Cosson, de Márcia Abreu e de Luciano Amaral Oliveira, entre outros que tratam de questões relativas ao ensino do texto literário nas escolas e, consequentemente, como são abordados os conteúdos relativos à literatura nos compêndios destinados à prática de ensino de Literatura.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Enderson de Souza Sampaio, Universidade Federal do Amazonas

Graduando do Curso de Letras com Habilitação em Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Membro do Programa de Extensão em Linguagens e Literaturas, N-Linguagens e do Coordenação e Núcleo de Pesquisa em Literaturas de Expressão Amazônica (CONPLEXA). 

Téléchargements

Publié-e

2019-04-13

Comment citer

Sampaio, E. de S., & Souza, M. L. G. de. (2019). A PERSPECTIVA DO ENSINO DE LITERATURA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS:: O QUE SE ENSINA QUANDO SE ENSINA LITERATURA?. EntreLetras, 6(1), 22–33. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/6715