O RETORNO ESCOLAR NA IDADE ADULTA POR MULHERES DO CENTRO EDUCACIONAL DE JOVENS E ADULTOS DE SINOP-MT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n1p214

Resumo

O objetivo desse trabalho é apresentar de que forma o espaço escolar significa para um grupo de mulheres da Educação de Jovens e Adultos. Nos aliamos à Análise de Discurso Materialista Histórica. A pesquisa é de cunho qualitativo e a coleta de dados efetivou-se por meio de entrevista semiestruturadas. Os sujeitos pesquisados são três mulheres estudantes do Centro Educacional de Jovens e Adultos, da cidade de Sinop-MT.  Consideramos que a ruptura escolar ocorreu comumente entre as entrevistadas por meio do casamento e que o retorno escolar significa, para elas, o recomeço e o desejo pela ascensão social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Pitombo de Oliveira, UNEMAT/SINOP

Doutora em Letras. Professora do PPGLetras e do ProfLetras da UNEMAT. 

Downloads

Publicado

2019-05-31

Como Citar

Oliveira, P. da S., & Oliveira, T. P. de. (2019). O RETORNO ESCOLAR NA IDADE ADULTA POR MULHERES DO CENTRO EDUCACIONAL DE JOVENS E ADULTOS DE SINOP-MT. EntreLetras, 10(1), 214–228. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n1p214