O LUGAR DA LITERATURA NOS CURSOS DE LICENCIATURA

Autores

  • Benedito Antunes UNESP, Câmpus de Assis

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p24

Palavras-chave:

ensino de literatura, leitor literário, formação do leitor

Resumo

O artigo pretende discutir a formação do professor de literatura em cursos de licenciatura, especialmente o de Letras. Embora esses cursos preparem profissionais para atuar em diferentes áreas que pressupõem a competência para ler e escrever como qualidade básica, a maioria desses profissionais destina-se ao magistério, no qual ensinará Língua Portuguesa, disciplina que comporta também a literatura. Essa condição torna indispensável considerar o trabalho com a literatura em sala de aula como inerente ao perfil do futuro professor, o que nem sempre merece a devida atenção dos cursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABUNDANCIA, Rita. Chega o pornô em áudio: esqueça a imagem, pois o som pode ser muito mais excitante. El País, 6 fev. 2019. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/ 2019/02/02/tecnologia/1549135690_778047.html. Acesso em: 25.8.2019.

CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos. Tradução Nilson Moulin.. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

CANDIDO, A. A literatura e a formação do homem. Textos de intervenção. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2002.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ______. Vários escritos. 3.ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995, p. 235-63.

FERREIRA, Lívia. A convivência com os textos. Assis-SP: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, 1970.

PENNAC, Daniel. Como um romance. Tradução Leny Werneck. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.

POUND, Ezra. Abc da literatura. Tradução Augusto de Campos e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 1973.

RIBEIRO, Renato Janine. A pátria educadora em colapso: reflexões de um ex-ministro sobre a derrocada de Dilma Rousseff e o futuro da educação no Brasil. São Paulo: Três Estrelas, 2018.

SALOMÓN, Félix Benjamín Caignet. El derecho de nacer, 1952. Novela para o rádio.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Trad. Caio Meira. Rio de Janeiro: Difel, 2009.

TWENGE, Jean M. iGen: por que as crianças superconectadas de hoje estão crescendo menos rebeldes, mais tolerantes, menos felizes e completamente despreparadas para a idade adulta. Tradução Thaïs Costa. São Paulo: Editora nVersos, 2018.

Downloads

Publicado

2019-11-15

Como Citar

Antunes, B. (2019). O LUGAR DA LITERATURA NOS CURSOS DE LICENCIATURA. EntreLetras, 10(2), 24–39. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p24