O LUGAR DA LITERATURA NOS CURSOS DE LICENCIATURA
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p24Palavras-chave:
ensino de literatura, leitor literário, formação do leitorResumo
O artigo pretende discutir a formação do professor de literatura em cursos de licenciatura, especialmente o de Letras. Embora esses cursos preparem profissionais para atuar em diferentes áreas que pressupõem a competência para ler e escrever como qualidade básica, a maioria desses profissionais destina-se ao magistério, no qual ensinará Língua Portuguesa, disciplina que comporta também a literatura. Essa condição torna indispensável considerar o trabalho com a literatura em sala de aula como inerente ao perfil do futuro professor, o que nem sempre merece a devida atenção dos cursos.
Downloads
Referências
ABUNDANCIA, Rita. Chega o pornô em áudio: esqueça a imagem, pois o som pode ser muito mais excitante. El País, 6 fev. 2019. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/ 2019/02/02/tecnologia/1549135690_778047.html. Acesso em: 25.8.2019.
CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos. Tradução Nilson Moulin.. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
CANDIDO, A. A literatura e a formação do homem. Textos de intervenção. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2002.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ______. Vários escritos. 3.ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995, p. 235-63.
FERREIRA, Lívia. A convivência com os textos. Assis-SP: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, 1970.
PENNAC, Daniel. Como um romance. Tradução Leny Werneck. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.
POUND, Ezra. Abc da literatura. Tradução Augusto de Campos e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 1973.
RIBEIRO, Renato Janine. A pátria educadora em colapso: reflexões de um ex-ministro sobre a derrocada de Dilma Rousseff e o futuro da educação no Brasil. São Paulo: Três Estrelas, 2018.
SALOMÓN, Félix Benjamín Caignet. El derecho de nacer, 1952. Novela para o rádio.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Trad. Caio Meira. Rio de Janeiro: Difel, 2009.
TWENGE, Jean M. iGen: por que as crianças superconectadas de hoje estão crescendo menos rebeldes, mais tolerantes, menos felizes e completamente despreparadas para a idade adulta. Tradução Thaïs Costa. São Paulo: Editora nVersos, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.