EXPERIÊNCIAS DE LEITURAS COM A POESIA DE AUGUSTO DOS ANJOS NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE LEITORES

Autores

  • Verônica Lucena do Nascimento Universidade Federal de Campina Grande
  • José Hélder Pinheiro Alves Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2020v11n1p499

Palavras-chave:

leitura literária, formação de leitores, Augusto dos Anjos, recepção

Resumo

Resumo: Neste trabalho apresentamos algumas reflexões sobre a literatura literária e suas implicações na formação de leitores através da análise de dados de recepção da poesia de Augusto dos Anjos no ensino médio. O estudo é parte da nossa pesquisa de mestrado e expõe aspectos temáticos, de linguagem e efeitos da lírica augustiana nas experiências de leituras dos alunos leitores. Para tanto, tomamos as discussões de Petit (2013), Aguiar e Bordini (1988), Rezende (2013), Pinheiro (2018), Colomer (2007) e Jauss (1994) dentre outros autores, para discutir questões relativas à leitura literária e a recepção da poesia de Augusto dos Anjos.    

 

Palavras-chave: leitura literária; formação de leitores; Augusto dos Anjos; recepção.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Verônica Lucena do Nascimento, Universidade Federal de Campina Grande

Possui mestrado em Linguagem e Ensino, pela Universidade Federal de Campina Grande (2018) e Graduação em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, pela Universidade Federal de Campina Grande (2016). Atua, principalmente, na área de Literatura, com ênfase em Formação de Leitores.

José Hélder Pinheiro Alves, Universidade Federal de Campina Grande

Graduação em Letras - Faculdades Integradas de Uberaba (1983), Mestrado em Letras (Literatura brasileira) pela Universidade de São Paulo (1992), Doutorado em Letras (Literatura brasileira) pela Universidade de São Paulo (2000) e Pós-doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Professor Titular em Literatura Brasileira na Universidade Federal de Campina Grande, PB. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura e ensino, poesia, literatura infantil e literatura de cordel. É membro do GT Literatura e ensino da ANPOLL.

Referências

ANJOS, Augusto. Obra completa: volume único. Organização, fixação do texto e notas, Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nota Aguiar, 1994.

AGUIAR, Vera Teixeira de. BORDINI, Maria da Glória. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília. MEC/ Secretaria de Educação Básica, 2006.

CANDIDO, Antônio. A literatura e a formação do homem. In: Revista: Remate de Males. p. 81- 90. Dezembro de 2012. Disponível em: https://doi.org/10.20396/remate.v0i0.8635992. Acesso em: 24 de julho de 2018.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. [Tradução: Laura Sandroni]. São Paulo: Global, 2007.

COMPAGNON, Antoine. O leitor. In: O demônio da teoria. Literatura e senso comum. Tradução de Cleonice Paes Barreto Mourão, Consuelo Fortes Santiago. 2. Ed. Belo Horizonte: editora UFMG, 2010. (p. 137-160)

DEBUS, Eliane. BAZZO, Jilvania Lima dos Santos. BORTOLOTTO, Nelita. Educação poética para infância e juventude: o que temos (ainda) a dizer?. In: Poesia (cabe) na escola: por uma educação poética. DEBUS, Eliane. BAZZO, Jilvania Lima dos Santos. BORTOLOTTO, Nelita. (orgs.). 1 ed. Campina Grande, PB: EDUFCG, 2018. p.7-16.

DIAS, Ana Crélia. Literatura e educação literária: quando a literatura faz sentido (s). Brasília: Revista Cerrados, vol. 25, nº 42, p. 212-228. Dezembro de 2006. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/issue/view/1776. Acesso: 23 de julho de 2019.

MARTINS, Ivanda. A leitura no ensino médio: quais os desafios do professor?. In: In. BUNZEN, Clécio. MENDONÇA, Márcia (orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 83-102.

PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. 1. Ed. São Paulo: Parábola, 2018.

______. Discutindo alternativas na formação de leitores. In: Memórias da Borborema 4: discutindo a literatura e seu ensino. ALVES, José Hélder Pinheiro (org.). Campina Grande: Abralic, 2014. p. 7- 18.

______. Reflexões sobre o livro didático de literatura. In: Português no ensino médio e formação do professor. In: BUNZEN, Clésio, MENDONÇA, Márcia (org). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006. p. 103-116.

JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Trad. Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.

JOUVE, Vicent. A leitura como retorno a si: sobre o interesse pedagógico das leituras subjetivas. In: Leitura subjetiva e ensino de literatura. [Trad. Neide Luzia de Rezende]. Org. ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. L. São Paulo: Alameda, 2013. p. 53-65.

PETIT, Michèle. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. Trad. Cecília Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2013.

REZENDE, Neide Luzia de. O ensino de literatura e a leitura literária. In: DALVI, Maria Amélia. REZENDE, Neide Luzia de. FALEIROS- JOVER, Rita. (orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo, SP: Parábola, 2013.

ROUXEL, Annie. Ensino de literatura: experiência estética e formação do leitor. In: Memórias da Borborema 4: discutindo a literatura e seu ensino. ALVES, José Hélder Pinheiro (org.). Campina Grande: Abralic, 2014. p. 99-112.

______. Aspectos metodológicos do ensino de literatura. In: DALVI, Maria Amélia. REZENDE, Neide Luzia de. FALEIROS- JOVER, Rita. (orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo, SP: Parábola, 2013. p. 17-33.

TINOCO. Robson coelho. STEFHANI. Adriana demite. Leitura literária e papel do professor mediador no diálogo texto- leitor. In. Panorama contemporâneo em ensino das pesquisas em literatura. PINTO. Francisco neto Pereira. MELO. Márcia Araújo de. (org.). Campina Grande: ADUFCG, 2016. p. 83-114.

WOOLF, Virginia. A paixão da leitura. In: O sol e o peixe: prosas poéticas. [seleção e tradução Tomaz Tadeu]. 1. ed. 2. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016. p. 35-39.

Downloads

Publicado

2020-05-01

Como Citar

Lucena do Nascimento, V. ., & Pinheiro Alves, J. H. (2020). EXPERIÊNCIAS DE LEITURAS COM A POESIA DE AUGUSTO DOS ANJOS NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE LEITORES. EntreLetras, 11(1), 499–516. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2020v11n1p499

Edição

Seção

Temas Livres