EXPERIÊNCIAS DE LEITURAS COM A POESIA DE AUGUSTO DOS ANJOS NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE LEITORES

Authors

  • Verônica Lucena do Nascimento Universidade Federal de Campina Grande
  • José Hélder Pinheiro Alves Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2020v11n1p499

Keywords:

leitura literária, formação de leitores, Augusto dos Anjos, recepção

Abstract

Abstract: In this work we present some reflections about the literary literature and its implications in the readers formation through the analysis of the reception data of the poetry of Augusto dos Anjos in high school. The study is part of our master's research and exposes thematic, language, and effects of Augustian lyric on reading experiences of student readers. For this, we take the discussions of Petit (2013), Aguiar and Bordini (1988), Rezende (2013), Pinheiro (2018), Colomer (2007) and Jauss (1994) among other authors, to discuss issues related to literary reading and the reception of the poetry of Augusto dos Anjos.

 

Keywords: literary reading; reader training; Augustus of the Angels; reception.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Verônica Lucena do Nascimento, Universidade Federal de Campina Grande

Possui mestrado em Linguagem e Ensino, pela Universidade Federal de Campina Grande (2018) e Graduação em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, pela Universidade Federal de Campina Grande (2016). Atua, principalmente, na área de Literatura, com ênfase em Formação de Leitores.

José Hélder Pinheiro Alves, Universidade Federal de Campina Grande

Graduação em Letras - Faculdades Integradas de Uberaba (1983), Mestrado em Letras (Literatura brasileira) pela Universidade de São Paulo (1992), Doutorado em Letras (Literatura brasileira) pela Universidade de São Paulo (2000) e Pós-doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Professor Titular em Literatura Brasileira na Universidade Federal de Campina Grande, PB. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura e ensino, poesia, literatura infantil e literatura de cordel. É membro do GT Literatura e ensino da ANPOLL.

References

ANJOS, Augusto. Obra completa: volume único. Organização, fixação do texto e notas, Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nota Aguiar, 1994.

AGUIAR, Vera Teixeira de. BORDINI, Maria da Glória. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília. MEC/ Secretaria de Educação Básica, 2006.

CANDIDO, Antônio. A literatura e a formação do homem. In: Revista: Remate de Males. p. 81- 90. Dezembro de 2012. Disponível em: https://doi.org/10.20396/remate.v0i0.8635992. Acesso em: 24 de julho de 2018.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. [Tradução: Laura Sandroni]. São Paulo: Global, 2007.

COMPAGNON, Antoine. O leitor. In: O demônio da teoria. Literatura e senso comum. Tradução de Cleonice Paes Barreto Mourão, Consuelo Fortes Santiago. 2. Ed. Belo Horizonte: editora UFMG, 2010. (p. 137-160)

DEBUS, Eliane. BAZZO, Jilvania Lima dos Santos. BORTOLOTTO, Nelita. Educação poética para infância e juventude: o que temos (ainda) a dizer?. In: Poesia (cabe) na escola: por uma educação poética. DEBUS, Eliane. BAZZO, Jilvania Lima dos Santos. BORTOLOTTO, Nelita. (orgs.). 1 ed. Campina Grande, PB: EDUFCG, 2018. p.7-16.

DIAS, Ana Crélia. Literatura e educação literária: quando a literatura faz sentido (s). Brasília: Revista Cerrados, vol. 25, nº 42, p. 212-228. Dezembro de 2006. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/issue/view/1776. Acesso: 23 de julho de 2019.

MARTINS, Ivanda. A leitura no ensino médio: quais os desafios do professor?. In: In. BUNZEN, Clécio. MENDONÇA, Márcia (orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 83-102.

PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. 1. Ed. São Paulo: Parábola, 2018.

______. Discutindo alternativas na formação de leitores. In: Memórias da Borborema 4: discutindo a literatura e seu ensino. ALVES, José Hélder Pinheiro (org.). Campina Grande: Abralic, 2014. p. 7- 18.

______. Reflexões sobre o livro didático de literatura. In: Português no ensino médio e formação do professor. In: BUNZEN, Clésio, MENDONÇA, Márcia (org). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006. p. 103-116.

JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Trad. Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.

JOUVE, Vicent. A leitura como retorno a si: sobre o interesse pedagógico das leituras subjetivas. In: Leitura subjetiva e ensino de literatura. [Trad. Neide Luzia de Rezende]. Org. ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. L. São Paulo: Alameda, 2013. p. 53-65.

PETIT, Michèle. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. Trad. Cecília Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2013.

REZENDE, Neide Luzia de. O ensino de literatura e a leitura literária. In: DALVI, Maria Amélia. REZENDE, Neide Luzia de. FALEIROS- JOVER, Rita. (orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo, SP: Parábola, 2013.

ROUXEL, Annie. Ensino de literatura: experiência estética e formação do leitor. In: Memórias da Borborema 4: discutindo a literatura e seu ensino. ALVES, José Hélder Pinheiro (org.). Campina Grande: Abralic, 2014. p. 99-112.

______. Aspectos metodológicos do ensino de literatura. In: DALVI, Maria Amélia. REZENDE, Neide Luzia de. FALEIROS- JOVER, Rita. (orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo, SP: Parábola, 2013. p. 17-33.

TINOCO. Robson coelho. STEFHANI. Adriana demite. Leitura literária e papel do professor mediador no diálogo texto- leitor. In. Panorama contemporâneo em ensino das pesquisas em literatura. PINTO. Francisco neto Pereira. MELO. Márcia Araújo de. (org.). Campina Grande: ADUFCG, 2016. p. 83-114.

WOOLF, Virginia. A paixão da leitura. In: O sol e o peixe: prosas poéticas. [seleção e tradução Tomaz Tadeu]. 1. ed. 2. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016. p. 35-39.

Published

2020-05-01

How to Cite

Lucena do Nascimento, V. ., & Pinheiro Alves, J. H. (2020). EXPERIÊNCIAS DE LEITURAS COM A POESIA DE AUGUSTO DOS ANJOS NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE LEITORES. EntreLetras, 11(1), 499–516. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2020v11n1p499