EXPERIÊNCIAS DE LEITURAS COM A POESIA DE AUGUSTO DOS ANJOS NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE LEITORES
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2020v11n1p499Palabras clave:
leitura literária, formação de leitores, Augusto dos Anjos, recepçãoResumen
Resumo: Neste trabalho apresentamos algumas reflexões sobre a literatura literária e suas implicações na formação de leitores através da análise de dados de recepção da poesia de Augusto dos Anjos no ensino médio. O estudo é parte da nossa pesquisa de mestrado e expõe aspectos temáticos, de linguagem e efeitos da lírica augustiana nas experiências de leituras dos alunos leitores. Para tanto, tomamos as discussões de Petit (2013), Aguiar e Bordini (1988), Rezende (2013), Pinheiro (2018), Colomer (2007) e Jauss (1994) dentre outros autores, para discutir questões relativas à leitura literária e a recepção da poesia de Augusto dos Anjos.
Palavras-chave: leitura literária; formação de leitores; Augusto dos Anjos; recepção.
Descargas
Citas
ANJOS, Augusto. Obra completa: volume único. Organização, fixação do texto e notas, Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nota Aguiar, 1994.
AGUIAR, Vera Teixeira de. BORDINI, Maria da Glória. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.
BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília. MEC/ Secretaria de Educação Básica, 2006.
CANDIDO, Antônio. A literatura e a formação do homem. In: Revista: Remate de Males. p. 81- 90. Dezembro de 2012. Disponível em: https://doi.org/10.20396/remate.v0i0.8635992. Acesso em: 24 de julho de 2018.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. [Tradução: Laura Sandroni]. São Paulo: Global, 2007.
COMPAGNON, Antoine. O leitor. In: O demônio da teoria. Literatura e senso comum. Tradução de Cleonice Paes Barreto Mourão, Consuelo Fortes Santiago. 2. Ed. Belo Horizonte: editora UFMG, 2010. (p. 137-160)
DEBUS, Eliane. BAZZO, Jilvania Lima dos Santos. BORTOLOTTO, Nelita. Educação poética para infância e juventude: o que temos (ainda) a dizer?. In: Poesia (cabe) na escola: por uma educação poética. DEBUS, Eliane. BAZZO, Jilvania Lima dos Santos. BORTOLOTTO, Nelita. (orgs.). 1 ed. Campina Grande, PB: EDUFCG, 2018. p.7-16.
DIAS, Ana Crélia. Literatura e educação literária: quando a literatura faz sentido (s). Brasília: Revista Cerrados, vol. 25, nº 42, p. 212-228. Dezembro de 2006. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/issue/view/1776. Acesso: 23 de julho de 2019.
MARTINS, Ivanda. A leitura no ensino médio: quais os desafios do professor?. In: In. BUNZEN, Clécio. MENDONÇA, Márcia (orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 83-102.
PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. 1. Ed. São Paulo: Parábola, 2018.
______. Discutindo alternativas na formação de leitores. In: Memórias da Borborema 4: discutindo a literatura e seu ensino. ALVES, José Hélder Pinheiro (org.). Campina Grande: Abralic, 2014. p. 7- 18.
______. Reflexões sobre o livro didático de literatura. In: Português no ensino médio e formação do professor. In: BUNZEN, Clésio, MENDONÇA, Márcia (org). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006. p. 103-116.
JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Trad. Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.
JOUVE, Vicent. A leitura como retorno a si: sobre o interesse pedagógico das leituras subjetivas. In: Leitura subjetiva e ensino de literatura. [Trad. Neide Luzia de Rezende]. Org. ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. L. São Paulo: Alameda, 2013. p. 53-65.
PETIT, Michèle. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. Trad. Cecília Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2013.
REZENDE, Neide Luzia de. O ensino de literatura e a leitura literária. In: DALVI, Maria Amélia. REZENDE, Neide Luzia de. FALEIROS- JOVER, Rita. (orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo, SP: Parábola, 2013.
ROUXEL, Annie. Ensino de literatura: experiência estética e formação do leitor. In: Memórias da Borborema 4: discutindo a literatura e seu ensino. ALVES, José Hélder Pinheiro (org.). Campina Grande: Abralic, 2014. p. 99-112.
______. Aspectos metodológicos do ensino de literatura. In: DALVI, Maria Amélia. REZENDE, Neide Luzia de. FALEIROS- JOVER, Rita. (orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo, SP: Parábola, 2013. p. 17-33.
TINOCO. Robson coelho. STEFHANI. Adriana demite. Leitura literária e papel do professor mediador no diálogo texto- leitor. In. Panorama contemporâneo em ensino das pesquisas em literatura. PINTO. Francisco neto Pereira. MELO. Márcia Araújo de. (org.). Campina Grande: ADUFCG, 2016. p. 83-114.
WOOLF, Virginia. A paixão da leitura. In: O sol e o peixe: prosas poéticas. [seleção e tradução Tomaz Tadeu]. 1. ed. 2. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016. p. 35-39.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.