BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE FRUIÇÃO LITERÁRIA NA ESCOLA

Autores

  • Maria da Conceição de Jesus Ranke
  • Hilda Gomes Dutra Magalhães

Resumo

A leitura literária pode constituir-se como uma experiência singular de construção e deapropriação de sentidos. Nesse contexto, o texto literário que pode ser deflagrador deentendimento, indagação, reflexão, construção e desconstrução de sentidos, exigindo atuaçõesespecíficas por parte do leitor na sua apropriação. Tendo em vista estas relações, a fruiçãoliterária constitui-se como uma experiência estética relacionada à leitura da literatura. Afruição literária caracteriza-se por seu caráter de gratuidade, não funcional, que implica afetos,imaginação, sentidos e também intelecto, e é, nesse sentido, um fenômeno que envolve,principalmente, a ordem do sensível, sem, contudo, negligenciar aspectos inteligíveis. Nessesentido a fruição literária é um fenômeno que constitui-se, também, como um ato complexo econtraposto às noções simplistas que a identificam como mero ato sensorial, hedonista eesvaziado daquilo que lhe é inerente, ou seja, sua complexidade. Proporcionar ao alunooportunidade para vivenciar a leitura de fruição deve ser o foco principal para que seconcretize o processo de formação de leitores de literatura na escola básica, sobretudo noEnsino Fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Conceição de Jesus Ranke

Aluna bolsista (CAPES) do Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado em Ensino de Língua eLiteratura da Universidade Federal do Tocantins /UFT, sob orientação da Profa. Dra. Hilda Gomes DutraMagalhães.

Hilda Gomes Dutra Magalhães

Doutora em Teoria da Literatura pela UFRJ com pós-doutoramento na Universidade de Paris III e naEHESS/França. Professora do Curso de Letras e do Curso de Mestrado em Ensino de Língua e Literatura daUniversidade Federal do Tocantins/Campus de Araguaína.

Downloads

Como Citar

da Conceição de Jesus Ranke, M., & Gomes Dutra Magalhães, H. (2014). BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE FRUIÇÃO LITERÁRIA NA ESCOLA. EntreLetras, 2(2). Recuperado de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/887