BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE FRUIÇÃO LITERÁRIA NA ESCOLA

Autores/as

  • Maria da Conceição de Jesus Ranke
  • Hilda Gomes Dutra Magalhães

Resumen

A leitura literária pode constituir-se como uma experiência singular de construção e deapropriação de sentidos. Nesse contexto, o texto literário que pode ser deflagrador deentendimento, indagação, reflexão, construção e desconstrução de sentidos, exigindo atuaçõesespecíficas por parte do leitor na sua apropriação. Tendo em vista estas relações, a fruiçãoliterária constitui-se como uma experiência estética relacionada à leitura da literatura. Afruição literária caracteriza-se por seu caráter de gratuidade, não funcional, que implica afetos,imaginação, sentidos e também intelecto, e é, nesse sentido, um fenômeno que envolve,principalmente, a ordem do sensível, sem, contudo, negligenciar aspectos inteligíveis. Nessesentido a fruição literária é um fenômeno que constitui-se, também, como um ato complexo econtraposto às noções simplistas que a identificam como mero ato sensorial, hedonista eesvaziado daquilo que lhe é inerente, ou seja, sua complexidade. Proporcionar ao alunooportunidade para vivenciar a leitura de fruição deve ser o foco principal para que seconcretize o processo de formação de leitores de literatura na escola básica, sobretudo noEnsino Fundamental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria da Conceição de Jesus Ranke

Aluna bolsista (CAPES) do Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado em Ensino de Língua eLiteratura da Universidade Federal do Tocantins /UFT, sob orientação da Profa. Dra. Hilda Gomes DutraMagalhães.

Hilda Gomes Dutra Magalhães

Doutora em Teoria da Literatura pela UFRJ com pós-doutoramento na Universidade de Paris III e naEHESS/França. Professora do Curso de Letras e do Curso de Mestrado em Ensino de Língua e Literatura daUniversidade Federal do Tocantins/Campus de Araguaína.

Cómo citar

da Conceição de Jesus Ranke, M., & Gomes Dutra Magalhães, H. (2014). BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE FRUIÇÃO LITERÁRIA NA ESCOLA. EntreLetras, 2(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/887