CONTRA O SILÊNCIO DO CATIVEIRO

ENTREVISTA COM O ESCRITOR E JORNALISTA EDUARDO REINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2020v11n1p452

Palavras-chave:

ditadura civil-militar, literatura de testemunho, sequestro

Resumo

Em entrevista concedida especialmente para o dossiê Literatura e História, da EntreLetras, o jornalista Eduardo Reina, autor de livros que versam sobre a ditadura civil-militar brasileira, falou-nos de seus trabalhos, em especial Cativeiros sem fim: as histórias dos bebês, crianças e adolescentes sequestrados pela ditadura militar no Brasil, publicado em 2019 pela Almedina.  O livro possui como objetivo principal investigar a trajetória de crianças filhas de militantes políticos e oponentes do regime militar, que foram sequestradas durante a ditadura civil-militar (1964-1985), sobretudo filhos de militantes e camponeses da Guerrilha do Araguaia, ocorrido no Sudeste do Pará e Norte do Tocantins, entre 1972 e 1975.  Como resultado de pesquisa, na entrevista o autor desnuda esse crime de lesa-humanidade até hoje não reconhecido pelo Estado brasileiro, bem como aponta acerca dos medos e traumas presente na Região do Bico do Papagaio/TO, latente ainda em virtude da ação militar empreendida no período.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cesar Alessandro Sagrillo Figueiredo, Universidade Federal do Tocantins

Está vinculado como Prof.º Adjunto II em Ciência Política no Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal de Tocantins (UFT) e líder do Grupo de Pesquisa Violência e Estado, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Possui doutorado em Ciência Política na linha de pesquisa de Política Internacional pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 2013. Possui Mestrado em Ciência Política pela mesma Instituição e programa, em 2009. Também, foi professor pela UFRGS no curso O ENSINO DA SOCIOLOGIA PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO. Foi bolsista de Pós-Doutorado da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) no Programa de Pós-Graduação em Ciências Política (PPGCPOL), fazendo parte da equipe do Projeto de Investigação de Metodologia de Pesquisa em Ciência Política do Núcleo de Políticas Públicas (NEPU) e como professor docente do PPGCPOL/UFPel, no período 2013/2014. Foi coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Tocantins, na gestão de abril de 2015 a abril de 2017. Realizou estágio de Pós-doutorado no PPG Letras da UFT, desenvolvendo pesquisa com o tema acerca da Literatura do Exílio, no período 2017/2018. Está credenciado como professor permanente no PPG Letras/UFT. Atualmente, realiza estágio de Pós-doutorado no PPG Letras da UFT, desenvolvendo pesquisa sobre cinema e literatura política, no período de 2019/2020. Trabalha com a linha de pesquisa em Memória Política, Partidos Políticos, Ditadura Militar e Literatura Política, realizando pesquisa sobre a Guerrilha do Araguaia, Justiça de Transição e Literatura do Testemunho.

Referências

REINA, Eduardo, Cativeiro sem fim: as histórias dos bebês, crianças e adolescentes sequestrados pela ditadura militar no Brasil. São Paulo: Ed. Alameda, 1919.

Downloads

Publicado

2020-05-01

Como Citar

Figueiredo, C. A. S., & Oliveira da Silva, L. H. (2020). CONTRA O SILÊNCIO DO CATIVEIRO: ENTREVISTA COM O ESCRITOR E JORNALISTA EDUARDO REINA. EntreLetras, 11(1), 452–461. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2020v11n1p452

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)