UMA EXPERIÊNCIA DE LETRAMENTO LITERÁRIO ATRAVÉS DA LEITURA DE DIÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p247-258Abstract
O presente trabalho se propõe a refletir sobre a promoção do letramento literário de alunos dos anos finais do ensino fundamental a partir da aplicação de um projeto de leitura focado na literatura confessional. A experiência envolveu a leitura de obras literárias do gênero diário e teve como suporte metodológico e conceitual estudos de Cosson, Paulino, Gusdorf e Lejeune. Os resultados obtidos revelaram o envolvimento dos alunos com a leitura e também escrita do gênero, além de sua apropriação e ampliação dos sentidos das obras lidas.
Downloads
References
AGUIAR, Vera Teixeira de. O saldo da leitura. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita (org.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.
BERTELLI, Luigi. O diário de Gian Burrasca. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
CALDERÓN, Amélia Cano. El diario en la literatura: Estudio de su tipologia. Anales de filologia hispânica. Murcia: Universidad de Murcia, v. 3, p. 53-60, 1987. Disponível em: http://revistas.um.es/analesfh/article/view/58531. Acesso em: 12 nov. 2019. ISSN 1989-6158.
COSSON, Rildo. Letramento Literário. Teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
COSSON, Rildo; PAULINO, Graça. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tânia (org.). Escola e leitura. Velha crise. Novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.
FILIPOVIC, Zlata. O Diário de Zlata: a vida de uma menina na guerra. Tradução Antônio de Macedo Soares e Heloisa Jah. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
FRANK, Anne. O diário de Anne Frank. Tradução Alves Calado. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 2014.
KIRCHNER, Dan. O diário de Dan: Dane-se! 1. ed. São Paulo: Planeta, 2012.
LEJEUNE, Philippe; NORONHA, Jovita Maria Gerheim (org.). O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. Belo Horizonte: UFMG, 2008.
MARTINS, Jorge Manuel Passos; AZEVEDO, Fernando. O diário: uma representação polifônica do Eu. Reflexões sobre a obra O diário, de Anne Frank. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, Maringá, v. 38, n.1, p. 105-114, jun. 2016. Disponível em:http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHuman SocSci/article/view/29667/pdf. Acesso em: 30 jul. 2018. ISSN 1807-8656.
PAULINO, Maria das Graças Rodrigues. ROSA, Cristina Maria (org.). Das leituras ao letramento literário. Belo Horizonte: FaE/UFMG; Pelotas: UFPel, 2010.
ZILBERMAN, Regina. A escola e a leitura da literatura. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tânia (org.). Escola e leitura. Velha crise. Novas alternativas. São Paulo: Global, 2009
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.