UMA EXPERIÊNCIA DE LETRAMENTO LITERÁRIO ATRAVÉS DA LEITURA DE DIÁRIOS

Auteurs-es

  • Hélen Roratto Garcia Universidade Federal do Pampa - Unipampa
  • Zíla Letícia Goulart Pereira Rêgo Universidade Federal do Pampa - Unipampa

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p247-258

Résumé

O presente trabalho se propõe a refletir sobre a promoção do letramento literário de alunos dos anos finais do ensino fundamental a partir da aplicação de um projeto de leitura focado na literatura confessional. A experiência envolveu a leitura de obras literárias do gênero diário e teve como suporte metodológico e conceitual estudos de Cosson, Paulino, Gusdorf e Lejeune. Os resultados obtidos revelaram o envolvimento dos alunos com a leitura e também escrita do gênero, além de sua apropriação e ampliação dos sentidos das obras lidas.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

AGUIAR, Vera Teixeira de. O saldo da leitura. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita (org.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.

BERTELLI, Luigi. O diário de Gian Burrasca. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

CALDERÓN, Amélia Cano. El diario en la literatura: Estudio de su tipologia. Anales de filologia hispânica. Murcia: Universidad de Murcia, v. 3, p. 53-60, 1987. Disponível em: http://revistas.um.es/analesfh/article/view/58531. Acesso em: 12 nov. 2019. ISSN 1989-6158.

COSSON, Rildo. Letramento Literário. Teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

COSSON, Rildo; PAULINO, Graça. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tânia (org.). Escola e leitura. Velha crise. Novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.

FILIPOVIC, Zlata. O Diário de Zlata: a vida de uma menina na guerra. Tradução Antônio de Macedo Soares e Heloisa Jah. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

FRANK, Anne. O diário de Anne Frank. Tradução Alves Calado. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 2014.

KIRCHNER, Dan. O diário de Dan: Dane-se! 1. ed. São Paulo: Planeta, 2012.

LEJEUNE, Philippe; NORONHA, Jovita Maria Gerheim (org.). O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. Belo Horizonte: UFMG, 2008.

MARTINS, Jorge Manuel Passos; AZEVEDO, Fernando. O diário: uma representação polifônica do Eu. Reflexões sobre a obra O diário, de Anne Frank. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, Maringá, v. 38, n.1, p. 105-114, jun. 2016. Disponível em:http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHuman SocSci/article/view/29667/pdf. Acesso em: 30 jul. 2018. ISSN 1807-8656.

PAULINO, Maria das Graças Rodrigues. ROSA, Cristina Maria (org.). Das leituras ao letramento literário. Belo Horizonte: FaE/UFMG; Pelotas: UFPel, 2010.

ZILBERMAN, Regina. A escola e a leitura da literatura. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tânia (org.). Escola e leitura. Velha crise. Novas alternativas. São Paulo: Global, 2009

Téléchargements

Publié-e

2021-03-06

Comment citer

Roratto Garcia, H., & Goulart Pereira Rêgo, Z. L. . (2021). UMA EXPERIÊNCIA DE LETRAMENTO LITERÁRIO ATRAVÉS DA LEITURA DE DIÁRIOS. EntreLetras, 11(3), 247–258. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p247-258