THE SOCIO-INTERNATIONAL SITUATIONS OF THE LANGUAGE IN USE
AN ANALYSIS OF THE RECURRENCE OF THE INTERNET IN DAILY LIFE IN THE MATO GROSSO AMAZON CONTEXT
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n2p211-228Keywords:
Sociolinguistic Variation, Identity process, modern societyAbstract
This article presents the results of a study which aims to investigate, through Variationist Sociolinguistics, the identity processes of subjects in modern society (BAUMAN, 2005), in view of the evolution of globalization in today's world. In this study, the form was applied to 16 subjects aged between 18 and 40, 8 of whom were female and the same number male. It is theoretically based on sociolinguistic assumptions (BORTONI-RICARDO, 2011; LABOV, 2007; TARALLO, 2007, among others). It can be inferred that Internetese is used by the majority of subjects, who use it as a means of interaction.
Downloads
References
ALÉCIO, Priscila Ferreira. UM(A) DEFICIENTE FÍSICO(A), UM(A) CIDADÃO(Ã) COM DIREITOS IGUAIS: para/sobre os direitos e a inclusão dos deficientes pelo viés da Sociolinguística. Revista Rep´s. Sinop, v. 11, n. 2 (29. ed.), p. 527-540, ago./dez. 2020 ISSN 2236-3165. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/index. Acesso em: set. 2020.
ALKMIM, Tania Maria. Sociolinguística: Parte 1. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Ana Christina (Orgs). Introdução à Linguística: Domínios e fronteiras – Volume 1, 9ª edição, São Paulo: Cortez, 2012.
BAGNO, Marcos. Objeto Língua. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.
BAKHTIN, Mikael. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAUER, M.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2003.
BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Sindicato Nacional de Editores de Livros, 2005.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Manual de Sociolinguística. 1. ed., 1. Reimpressão, São Paulo: Contexto, 2017.
COELHO. Izete Lehmkul et.al. Para conhecer a sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2015.
FALCHETTI, Sirlei Ana. Transformações socioculturais e espaciais no norte do estado de Mato Grosso – um processo de colonialidade. Tempo da Ciência, v. 36, p. 49-71, jul/dez. 2011. Disponível em: http://erevista. unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/viewFile/9042/6613. Acesso em: 06 jun. 2019.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª edição. São Paulo: Atlas, 2002.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós modernidade. 11º edição. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
LABOV, William. Sociolinguística: uma entrevista com William Labov. Revista Virtual de Estudos da Linguagem - ReVEL. Vol. 5, n. 9, agosto de 2007. Tradução de Gabriel de Ávila Othero. ISSN 1678-8931 [www.revel.inf.br].
LEMKE, J. L. Letramento midiático: transformando significados e mídias. In: Trab. Ling. Aplic., Campinas, 49 (2): 455-479, Jul./Dez. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0103-18132010000200009&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 20 jan. 2020.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividade de retextualização. 9ª edição. São Paulo: Cortez, 2008.
MOLLON, Newton Duarte; VIANNA, Rodolfo. O Círculo de Bakhtin e a Linguística Aplicada / The Bakhtin Circle and Applied Linguistics. Bakhtiniana, São Paulo, 7 (2): 142-165, Jul./Dec. 2012.
MONTE MÓR, W. Sociedade da escrita e sociedade digital: línguas e linguagens em revisão. In: TAKAKI, N. H.; MONTE MÓR, W. (Orgs). Construções de sentido e letramento digital crítico na área de línguas/linguagens. Campinas-SP: Pontes, 2017. p. 267-286.
OLIVEIRA, Débora Santos. LÍNGUA PORTUGUESA E SUA RELEVÂNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: uma reflexão acerca do apagamento dos estudos da língua no curso de Ciências Contábeis no município de Sinop. Revista Rep´s. Sinop, v. 11, n. 2 (29. ed.), p. 401- 418, ago./dez. 2020 ISSN 2236-3165 Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/index. Acesso em: set. 2020.
PESSANHA, Ana Paula Bahia; SILVA, Solimar Patriota. A produção textual e as novas tecnologias: o uso de blogs para a escrita colaborativa. Rio de Janeiro. Revista Escrita, 2012.
ROJO, R. Letramento(s): práticas de letramento em diferentes contextos. In: _______. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. Cap. 6, p. 95-123.
ROJO, Roxane. Escola conectada os multiletramentos e as TICs. 1ª edição. São Paulo: Parábola, 2013.
TARALLO, Fernando. A pesquisa Sociolinguística. 8ª edição - São Paulo: ÀTICA, 2007.
TOMÉ, Cristinne Leus; ROHDEN, Josiane Brolo. O discurso do progresso e a educação na história de Sinop - Mato Grosso: “como é bom alargar fronteiras de nossa pátria”.Hist. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.52, pp.312-334. ISSN 1414-3518. Disponível em:http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/67292. Acesso em dez. de 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 EntreLetras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.