AS SITUAÇÕES INTERACIONAIS DA LÍNGUA EM USO
ANÁLISE DA RECORRÊNCIA DO INTERNETÊS NO COTIDIANO ATUAL EM CONTEXTO AMAZÔNICO MATOGROSSENSE
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2023v14n2p211-228Mots-clés :
Sociolinguística Variacionista, Processos Identitários, Sociedade moderna, InternetêsRésumé
Este artigo apresenta resultados de uma investigação que tem o objetivo de investigar, por intermédio da Sociolinguística Variacionista, os processos identitários dos sujeitos, na sociedade moderna (BAUMAN, 2005), tendo em vista a evolução da globalização no mundo atual. Neste estudo, o formulário foi aplicado para 16 sujeitos com faixa etária entre 18-40 anos, sendo 8 do gênero feminino e igual número para masculino. Ampara-se teoricamente em pressupostos Sociolinguísticos (BORTONI-RICARDO, 2011; LABOV, 2007; TARALLO, 2007), dentre outros). Pode-se inferir que o internetês tem a adesão da maioria dos sujeitos, que o utiliza como meio de interação.
Téléchargements
Références
ALÉCIO, Priscila Ferreira. UM(A) DEFICIENTE FÍSICO(A), UM(A) CIDADÃO(Ã) COM DIREITOS IGUAIS: para/sobre os direitos e a inclusão dos deficientes pelo viés da Sociolinguística. Revista Rep´s. Sinop, v. 11, n. 2 (29. ed.), p. 527-540, ago./dez. 2020 ISSN 2236-3165. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/index. Acesso em: set. 2020.
ALKMIM, Tania Maria. Sociolinguística: Parte 1. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Ana Christina (Orgs). Introdução à Linguística: Domínios e fronteiras – Volume 1, 9ª edição, São Paulo: Cortez, 2012.
BAGNO, Marcos. Objeto Língua. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.
BAKHTIN, Mikael. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAUER, M.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2003.
BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Sindicato Nacional de Editores de Livros, 2005.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Manual de Sociolinguística. 1. ed., 1. Reimpressão, São Paulo: Contexto, 2017.
COELHO. Izete Lehmkul et.al. Para conhecer a sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2015.
FALCHETTI, Sirlei Ana. Transformações socioculturais e espaciais no norte do estado de Mato Grosso – um processo de colonialidade. Tempo da Ciência, v. 36, p. 49-71, jul/dez. 2011. Disponível em: http://erevista. unioeste.br/index.php/tempodaciencia/article/viewFile/9042/6613. Acesso em: 06 jun. 2019.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª edição. São Paulo: Atlas, 2002.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós modernidade. 11º edição. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
LABOV, William. Sociolinguística: uma entrevista com William Labov. Revista Virtual de Estudos da Linguagem - ReVEL. Vol. 5, n. 9, agosto de 2007. Tradução de Gabriel de Ávila Othero. ISSN 1678-8931 [www.revel.inf.br].
LEMKE, J. L. Letramento midiático: transformando significados e mídias. In: Trab. Ling. Aplic., Campinas, 49 (2): 455-479, Jul./Dez. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0103-18132010000200009&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 20 jan. 2020.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividade de retextualização. 9ª edição. São Paulo: Cortez, 2008.
MOLLON, Newton Duarte; VIANNA, Rodolfo. O Círculo de Bakhtin e a Linguística Aplicada / The Bakhtin Circle and Applied Linguistics. Bakhtiniana, São Paulo, 7 (2): 142-165, Jul./Dec. 2012.
MONTE MÓR, W. Sociedade da escrita e sociedade digital: línguas e linguagens em revisão. In: TAKAKI, N. H.; MONTE MÓR, W. (Orgs). Construções de sentido e letramento digital crítico na área de línguas/linguagens. Campinas-SP: Pontes, 2017. p. 267-286.
OLIVEIRA, Débora Santos. LÍNGUA PORTUGUESA E SUA RELEVÂNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO: uma reflexão acerca do apagamento dos estudos da língua no curso de Ciências Contábeis no município de Sinop. Revista Rep´s. Sinop, v. 11, n. 2 (29. ed.), p. 401- 418, ago./dez. 2020 ISSN 2236-3165 Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/index. Acesso em: set. 2020.
PESSANHA, Ana Paula Bahia; SILVA, Solimar Patriota. A produção textual e as novas tecnologias: o uso de blogs para a escrita colaborativa. Rio de Janeiro. Revista Escrita, 2012.
ROJO, R. Letramento(s): práticas de letramento em diferentes contextos. In: _______. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. Cap. 6, p. 95-123.
ROJO, Roxane. Escola conectada os multiletramentos e as TICs. 1ª edição. São Paulo: Parábola, 2013.
TARALLO, Fernando. A pesquisa Sociolinguística. 8ª edição - São Paulo: ÀTICA, 2007.
TOMÉ, Cristinne Leus; ROHDEN, Josiane Brolo. O discurso do progresso e a educação na história de Sinop - Mato Grosso: “como é bom alargar fronteiras de nossa pátria”.Hist. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.52, pp.312-334. ISSN 1414-3518. Disponível em:http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/67292. Acesso em dez. de 2017.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© EntreLetras 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.