A LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA
RESSIGNIFICAÇÕES DO PASSADO PELA LITERATURA HÍBRIDA INFANTIL DE HISTÓRIA E FICÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2021v12n3p132-152Keywords:
literatura infantil; ressignificação do passado; gêneros híbridos de história e ficção.Abstract
Neste artigo analisamos a narrativa Barriga e Minhoca, Marinheiros de Cabral (2002) de Atílio Bari em comparação à Carta de Pero Vaz de Caminha (1500), comentários de Leandro Garcia Rodrigues (2019). Discutimos as possíveis relações entre história e literatura, convergências e divergências entre os discursos sobre o passado presentes na literatura híbrida de história e ficção infantil, embasados nos estudos de Cadermatori (1987), Coutinho (2003), Carvalhal (2006), Nitrini (2010), Candido (2011), Colomer (2017), Fleck (2017), Coelho (2020) sobre literatura comparada. Buscamos desconstruir, a partir da ficção, as “verdades” impostas pelo discurso oficial e alcançar o processo de descolonização necessário.
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