LECTURA LITERARIA EN LA ESCUELA

RESIGNIFICACIONES DEL PASADO POR LA LITERATURA HIBRIDA INFANTIL DE HISTORIA Y FICCIÓN

Autores/as

  • Matilde Fernandes Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Simone Spiess Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Luciene Souza Santos Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2021v12n3p132-152

Palabras clave:

literatura infantil; resignificaciones del pasado; géneros híbridos de historia y ficción

Resumen

Este artículo propone un análisis de la narrativa Barriga e Minhoca, Marinheiros de Cabral (2002) de Atílio Bari comparado a la Carta de Pero Vaz de Caminha (1500), comentários de Leandro Garcia Rodrigues (2019). Discutimos posibles relaciones entre historia y literatura, convergencias y divergencias entre los discursos sobre el pasado presentes en la literatura híbrida de historia y ficción infantil, basados en estudios de Cadermatori (1987), Coutinho (2003), Carvalhal (2006), Nitrini (2010), Candido (2011), Colomer (2017), Fleck (2017), Coelho (2020) sobre literatura comparada. Buscamos deconstruir, a partir de la ficción, las “verdades” del discurso oficial y alcanzar proceso de descolonización necesario.

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Biografía del autor/a

Matilde Fernandes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutoranda em Letras/Unioeste, Cascavel-PR, docente da Escola Municipal José Henrique Teixeira e Colégio Estadual Marcos Claudio Schuster, Cascavel-PR. Integrante do grupo de pesquisa “Ressignificações do passado na América Latina: leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”, liderado pelo Prof. Dr. Gilmei Francisco Fleck. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9831-9276

Simone Spiess, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestra em Letras pela UNIOESTE, Cascavel. Docente na Escola de Educação Básica Padre Vendelino Seidel, Iporã do Oeste, Santa Catarina. Integrante do grupo de pesquisa “Ressignificações do passado na América Latina: leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”, liderado pelo Prof. Dr. Gilmei Francisco Fleck. Orcid: https://orcid.org/0000 _0002_1323_6763

Luciene Souza Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em Educação/UFBA, Salvador-BA, docente da Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana-BA. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Poéticas Orais e integrante do Grupo de Pesquisa “Ressignificações do passado na América Latina: leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”, liderado pelo Prof. Dr. Gilmei Francisco Fleck. ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-9831-9276

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Publicado

2022-01-11

Cómo citar

Fernandes, M., Spiess, S. ., & Souza Santos, L. (2022). LECTURA LITERARIA EN LA ESCUELA: RESIGNIFICACIONES DEL PASADO POR LA LITERATURA HIBRIDA INFANTIL DE HISTORIA Y FICCIÓN. EntreLetras, 12(3), 132–152. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2021v12n3p132-152