TUMBU (2007): DA LIBERDADE NA ÁFRICA À ESCRAVIDÃO NO BRASIL – RESSIGNIFICAÇÕES DO PASSADO ESCRAVAGISTA PELA LITERATURA HÍBRIDA JUVENIL E A FORMAÇÃO DO LEITOR CONSCIENTE
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2021v12n3p190-209Keywords:
youth literature; hybrid narratives of history and fiction; Tumbu (2007).Abstract
This article aims to provide visibility of a hybrid youth narrative of history and fiction called Tumbu (2007), written by Marconi Leal. This work proposes rereadings of the black people’s slavery past throughout a marginalized voice by the traditional historiography. Based on this, we also aim to form readers who are capable of reading besides decoding words, who become conscious readers of the language manipulation, for it is, in our perspective, essential for the formation of a decolonized society. For that, we rely on the theoretical assumptions of Colomer (2001), Coelho (2010), Fleck (2017), among others.
Downloads
References
BRASIL. Compartimentos de um navio negreiro. Biblioteca Nacional – RJ. Disponível em: http://historialuso.an.gov.br/index.php?option=com_phocagallery&view=detail&catid=1:galeria-de-imagens&id=39:compartimentos-de-um-navio-negreiro&tmpl=component&Itemid=0. Acesso em 16 out. 2021.
CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón. Prólogo. Giro decolonial, teoría crítica y pensamientoheterárquico. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago (org.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más alládel capitalismo global. Bogotá, Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007, pp.9-24.
COELHO, Nely Novaes. Panorama histórico da literatura infantil/juvenil: das origens indo-europeias ao Brasil contemporâneo. 5ª ed. revisada e atualizada. Barueri, São Paulo: Manole, 2010.
COLOMER, Teresa. (2001). Una literatura infantil y juvenil de calidad: el proyecto de un siglo. Boletín de la Institución Libre de Enseñanza. II época, nº42-43, 131-151. Madrid: Fundación Francisco Giner de los Ríos. 2ªedición 05/2002. Disponível em https://www.academia.edu/38110369/Una_literatura_infantil_y_juvenil_de_calidad_el_proyecto_de_un_siglo?email_work_card=view-paper
FLECK, Gilmei Francisco. O romance histórico contemporâneo de mediação: entre a tradição e o desconstrucionismo – releituras críticas da história pela ficção. Curitba: CRV, 2017.
FLECK, Gilmei Francisco. Ensino de literatura e a formação do leitor literário na escola: dos primeiros passos à vida. Feira de Santana: In: Revista a cor das letras, v. 20, n. 2, p. 85-103, outubro-dezembro 2019. Disponível em: http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/4919. Acesso em 31 out. 2021.
FLECK, Gilmei Francisco; LOPES, Cristian Javier; SANT’ANA, Michele de Fátima. Desafios do ensino da literatura por meio de métodos multimodais. In: Leituras literárias compartilhadas: Revista Interdisciplinar, São Cristóvão, UFS, v. 33, jan-jun, p. 101-117, 2020. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/14180. Acesso em: 01 de nov. 2021.
GENETTE, Gerard. Discurso da Narrativa. Trad. Fernando Cabral Martins: Lisboa: Vega Universidade, 1979.
LARIOS, Marco Aurelio. Espejo de dos rostros. Modernidad y postmodernidad em tratamiento de la historia. In: KOHUT, K. (Ed.). La invención del pasado: la novela histórica en el marco de la posmodernidad. Franfurt; Madrid: Vervuert, 1997. P. 130-136.
LEAL, Marconi. Tumbu. Ilustrações de Dave Santana e Maurício Paraguassu. 1ª ed. São Paulo: Editora 34, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.