TUMBU (2007): DA LIBERDADE NA ÁFRICA À ESCRAVIDÃO NO BRASIL – RESSIGNIFICAÇÕES DO PASSADO ESCRAVAGISTA PELA LITERATURA HÍBRIDA JUVENIL E A FORMAÇÃO DO LEITOR CONSCIENTE

Auteurs-es

  • Marta Richciki Camargo Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Raimundo Nonato Duarte CORRÊA Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Vilson Pruzak dos Santos Universidade Estadual do Oeste do Paraná https://orcid.org/0000-0003-0753-4008

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2021v12n3p190-209

Mots-clés :

literatura juvenil; narrativas híbridas de história e ficção; Tumbu (2007).

Résumé

Neste artigo objetivamos dar visibilidade a uma narrativa híbrida de história e ficção juvenil intitulada Tumbu (2007), de Marconi Leal. Essa obra propõe uma releitura do passado da escravidão do povo negro por meio de uma voz enunciadora marginalizada pela historiografia tradicional. Com isso, também, buscamos formar leitores que sejam capazes de ler além da decodificação de palavras, que sejam leitores conscientes da manipulação da linguagem, pois é, desde nosso ponto de vista, essencial para a formação de uma sociedade descolonizada. Para isso, nos ancoramos em Colomer (2001), Coelho (2010), Fleck (2017), entre outros.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Marta Richciki Camargo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda em Letras pelo Mestrado profissional em Letras (Profletras), pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste/Cascavel-PR. Especialista em Direitos Humanos pela Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS/Realeza/PR. Graduada em Letras Português e Espanhol pela Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS/Realeza/PR. Professora da Rede Estadual de Educação Básica do Paraná. E-mail: marta.richciki@gmail.com. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-8812-124X.

Raimundo Nonato Duarte CORRÊA, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestrando em Letras pelo Mestrado profissional em Letras (Profletras), pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste/Cascavel-PR. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela FAEL. Especialista em Língua Portuguesa pela UEMA. Graduado em Letras Português/Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade CEUMA. Integrante do Grupo de Pesquisa “Ressignificações do passado na América Latina: leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”. Professor da SEMED/MA e SEDUC/MA. E-mail: duarte1312@gmail.com. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-6205-3023.

Vilson Pruzak dos Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutorando em Letras pela Universidade do Oeste do Paraná - Unioeste/Cascavel. Mestre em Letras pelo Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), pela Universidade do Oeste do Paraná ? Unioeste/Cascavel-PR.Possui três especializações, sendo elas em: a) Literatura e Língua Portuguesa, pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali; b) Ensino de Jovens e Adultos, pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali; c) Ciências Humanas e Sociais em Áreas de Reforma Agrária, pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Possui graduação em Letras, pela Universidade Paranaense (2008); em Direito, pela Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel - Univel (2017); em Pedagogia, pelo Centro Universitário Internacional - Uninter (2018). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Língua Portuguesa, Literatura Infantil e Juvenil e Literatura Comparada.É professor estatutário de Língua Portuguesa pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Há doze anos trabalha com a Educação do Campo. Membro do grupo de pesquisa "Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção - vias para a descolonização"

Références

BRASIL. Compartimentos de um navio negreiro. Biblioteca Nacional – RJ. Disponível em: http://historialuso.an.gov.br/index.php?option=com_phocagallery&view=detail&catid=1:galeria-de-imagens&id=39:compartimentos-de-um-navio-negreiro&tmpl=component&Itemid=0. Acesso em 16 out. 2021.

CASTRO-GÓMEZ, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón. Prólogo. Giro decolonial, teoría crítica y pensamientoheterárquico. In: CASTRO-GÓMEZ, Santiago (org.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más alládel capitalismo global. Bogotá, Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007, pp.9-24.

COELHO, Nely Novaes. Panorama histórico da literatura infantil/juvenil: das origens indo-europeias ao Brasil contemporâneo. 5ª ed. revisada e atualizada. Barueri, São Paulo: Manole, 2010.

COLOMER, Teresa. (2001). Una literatura infantil y juvenil de calidad: el proyecto de un siglo. Boletín de la Institución Libre de Enseñanza. II época, nº42-43, 131-151. Madrid: Fundación Francisco Giner de los Ríos. 2ªedición 05/2002. Disponível em https://www.academia.edu/38110369/Una_literatura_infantil_y_juvenil_de_calidad_el_proyecto_de_un_siglo?email_work_card=view-paper

FLECK, Gilmei Francisco. O romance histórico contemporâneo de mediação: entre a tradição e o desconstrucionismo – releituras críticas da história pela ficção. Curitba: CRV, 2017.

FLECK, Gilmei Francisco. Ensino de literatura e a formação do leitor literário na escola: dos primeiros passos à vida. Feira de Santana: In: Revista a cor das letras, v. 20, n. 2, p. 85-103, outubro-dezembro 2019. Disponível em: http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/4919. Acesso em 31 out. 2021.

FLECK, Gilmei Francisco; LOPES, Cristian Javier; SANT’ANA, Michele de Fátima. Desafios do ensino da literatura por meio de métodos multimodais. In: Leituras literárias compartilhadas: Revista Interdisciplinar, São Cristóvão, UFS, v. 33, jan-jun, p. 101-117, 2020. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/14180. Acesso em: 01 de nov. 2021.

GENETTE, Gerard. Discurso da Narrativa. Trad. Fernando Cabral Martins: Lisboa: Vega Universidade, 1979.

LARIOS, Marco Aurelio. Espejo de dos rostros. Modernidad y postmodernidad em tratamiento de la historia. In: KOHUT, K. (Ed.). La invención del pasado: la novela histórica en el marco de la posmodernidad. Franfurt; Madrid: Vervuert, 1997. P. 130-136.

LEAL, Marconi. Tumbu. Ilustrações de Dave Santana e Maurício Paraguassu. 1ª ed. São Paulo: Editora 34, 2007.

Téléchargements

Publié-e

2022-01-11

Comment citer

Camargo, M. R. ., CORRÊA, R. N. D. ., & Santos, V. P. dos. (2022). TUMBU (2007): DA LIBERDADE NA ÁFRICA À ESCRAVIDÃO NO BRASIL – RESSIGNIFICAÇÕES DO PASSADO ESCRAVAGISTA PELA LITERATURA HÍBRIDA JUVENIL E A FORMAÇÃO DO LEITOR CONSCIENTE. EntreLetras, 12(3), 190–209. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2021v12n3p190-209