SIN PADRE E SEM PÁTRIA

A ESTÉTICA DA ORFANDADE E DO DESLOCAMENTO EM PUTAS ASESINAS DE ROBERTO BOLAÑO

Auteurs-es

  • Rubens Corgozinho UFMG

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n2p161-171

Mots-clés :

Roberto Bolaño, deslocamento, orfandade, exílio, literatura latinoamericana

Résumé

O presente trabalho busca discutir a poética construída por Roberto Bolaño em seu livro de contos Putas Asesinas. São tomados como pontos chave para entendimento da estética da obra as noções recorrentes de deslocamento e orfandade, ambas significativas também para a compreensão da recorrência do exílio em toda a produção narrativa do autor. Para pensar sobre esses temas, são trazidos à tona não apenas colocações feitas pela crítica de Boalaño mas também informações e reflexões sobre o exílio e o regime militar chileno e o pensamento de Didi-Huberman sobre o atlas, enquanto modo de localizar a produção de Bolaño.

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Biographie de l'auteur-e

Rubens Corgozinho, UFMG

Mestrando em Teoria da Literatura e Literatura Comparada (Pós-Lit/UFMG).

Références

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Publié-e

2022-11-17

Comment citer

Corgozinho, R. (2022). SIN PADRE E SEM PÁTRIA: A ESTÉTICA DA ORFANDADE E DO DESLOCAMENTO EM PUTAS ASESINAS DE ROBERTO BOLAÑO. EntreLetras, 13(2), 161–171. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n2p161-171