SIN PADRE E SEM PÁTRIA
A ESTÉTICA DA ORFANDADE E DO DESLOCAMENTO EM PUTAS ASESINAS DE ROBERTO BOLAÑO
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n2p161-171Mots-clés :
Roberto Bolaño, deslocamento, orfandade, exílio, literatura latinoamericanaRésumé
O presente trabalho busca discutir a poética construída por Roberto Bolaño em seu livro de contos Putas Asesinas. São tomados como pontos chave para entendimento da estética da obra as noções recorrentes de deslocamento e orfandade, ambas significativas também para a compreensão da recorrência do exílio em toda a produção narrativa do autor. Para pensar sobre esses temas, são trazidos à tona não apenas colocações feitas pela crítica de Boalaño mas também informações e reflexões sobre o exílio e o regime militar chileno e o pensamento de Didi-Huberman sobre o atlas, enquanto modo de localizar a produção de Bolaño.
Téléchargements
Références
ALVES, Wanderlan. Orfandade, movimento, presença: Sobre uma ética da literatura em Putas asesinas, de Roberto Bolaño. In: Revista Criação & Crítica, n. 21, p. 127-146, 2018.
BOLAÑO, Roberto. Los detectives salvajes. Barcelona: Anagrama, 1998, edição Kindle.
BOLAÑO, Roberto. Putas Asesinas. Barcelona: Anagrama, 2001, edição Kindle.
BOLOGNESE, Chiara. Viaje por el mundo de los letraheridos. Roberto Bolaño y la salvación por la escritura. In: Anales de literatura hispanoamericana. 2010. p. 465-474.
BOLOGNESE, Chiara. Viajes entre países y páginas en tres novelas de Roberto Bolaño. In: Orillas: rivista d'ispanistica, n. 6, p. 77-84, 2017.
BUTLER, Judith. Relatar a si mesmo. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Atlas, ou, O gaio saber inquieto. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.
ROJAS MIRA, Claudia; SANTONI, Alessandro. Geografía política del exilio chileno: los diferentes rostros de la solidaridad. In: Perfiles latinoamericanos, v. 21, n. 41, p. 123-142, 2013.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© EntreLetras 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.