THE MATIC CONTENT AT WORK WITH READING MEMES IN THE 9TH YEAR OF ELEMENTARY SCHOOL
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e18116Keywords:
Thematic content, Reading, Meme, Elementary SchoolAbstract
This article analyzes how thematic content from a dialogic perspective was used in reading proposal using the meme genre at public school in Tocantins. The study, located in the field of Applied Linguistics, defined as a case study, is theoretically and methodologically based on discussions about thematic content presented by Bakhtin. The elaboration and implementation, focused on the social dimension of the meme, highlighted the development of practices that deal with the link between the content of the genre and its chronotope, in addition to awakening in students the notion that it is ideological and evaluative.
Downloads
References
ACOSTA PEREIRA, Rodrigo; OLIVEIRA, Amanda Maria de. Análise dialógica do conteúdo temático em gêneros do discurso. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v. 9, n. 16, p. 245-264, jan./jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.16.245-264.
Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistaeduclings/article/view/6567. Acesso em: 20 maio 2022.
ACOSTA PEREIRA, Rodrigo. O gênero jornalístico notícia – dialogismo e valoração. 2008. 229 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.
ACOSTA PEREIRA, Rodrigo. A análise de textos-enunciados como prática precedente à elaboração didática. Intersecções: Revista de Estudos sobre Práticas Discursivas e Textuais, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 4-29, nov. 2014. Disponível em: Disponível em: http://www.unianchieta.edu.br/intersecções. Acesso em: 10 maio 2022.
ACOSTA PEREIRA, Rodrigo; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. Práticas de linguagem em aulas de Língua Portuguesa na Educação Básica: leitura e análise linguística. In: ACOSTA PEREIRA, Rodrigo; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição (org.). Prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021. p. 385-418.
ANGELO, Cristiane Malinoski Pianaro; MENEGASSI, Renilson José; FUZA, Ângela Francine. A leitura em perspectiva dialógica: atividades com o poema Leitura e ensino de língua. In: ANGELO, Cristiane Malinoski Pianaro; MENEGASSI, Renilson José; FUZA, Ângela Francine (orgs.). Leitura e ensino de língua. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. p. 13-84.
ARANTES, Poliana Coeli Costa; DEUSDARÁ, Bruno. Grupo focal e prática de pesquisa em AD: metodologia em perspectiva dialógica. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 25, n. 2, p. 791-814, 2017. DOI: https://doi.org/10.17851/2237-2083.25.2.791-814. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/relin/article/view/4560. Acesso em: 10 nov. 2022.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011 [1979].
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 12 jan. 2021.
FIORIN, José Luiz. Interdiscursividade e intertextualidade. In: BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006. p. 161-193.
FUZA, Ângela Francine. O conceito de leitura da Prova Brasil. 2010. 108 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2010.
FUZA, Ângela Francine. Proposta teórico-metodológica de ordenação e sequenciação de perguntas de leitura a partir do princípio temático. Relatório final de estágio pós-doutoral em Letras (Estudos Linguísticos) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2017.
FUZA, Ângela Francine; MENEGASSI, Renilson José. Ordenação e sequenciação de perguntas na leitura do gênero discursivo panfleto institucional. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 6, n. 1, p. 259-286, jan./jun. 2017. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/953. Acesso em: 10 nov. 2023.
FUZA, Ângela; RITTER, Lillian Cristina Buzato. Práticas de leitura/análise linguística com tira em quadrinhos no ensino fundamental: uma proposta didático-pedagógica. In: ACOSTA PEREIRA, Rodrigo; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição (orgs.). Prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021. p. 454-482.
GREGOL, Fernando Arthur; SOUZA, Tatiana Fasolo Bilhar de; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O gênero multimodal “post em Facebook” e suas configurações no ideário do Círculo de Bakhtin. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v. 9, n. 16, jan./jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.16.371-386. Disponível em: http://revista.unespar.edu.br/index.php/revistaeduclings. Acesso em: 24 nov. 2021.
KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas, SP: Pontes, 1989.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MENEGASSI, Renilson José. Perguntas de leitura. In: MENEGASSI, Renilson José (org.). Leitura e ensino. 2. ed. Maringá, PR: Eduem, 2010. p. 167-189.
MENEGASSI, Renilson José; FUZA, Ângela Francine; ANGELO, Cristiane Malinoski Pianaro. A leitura em perspectiva dialógica. In: MENEGASSI, Renilson José; FUZA, Ângela Francine; ANGELO, Cristiane Malinoski Pianaro (orgs.). Leitura e ensino de língua. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2022. p. 371-417.
POLATO, Adriana Delmira Mendes. Análise linguística: do estado da arte ao estatuto dialógico. 2017. 265 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 2017.
RODRIGUES, Rosângela Hammes. A constituição e funcionamento do gênero jornalístico artigo: cronotopo e dialogismo. 2001. 356 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
VOLOCHÍNOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução do francês por Michel Lahud e Yara F. Vieira. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2009 [1929].
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 EntreLetras

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
