READER, BOOKS, PLEASURE AND REVOLUTION

Authors

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19037

Keywords:

Reading, Education, Readers formation, Young people and children

Abstract

This essay reflects on reading and literature in contemporary times. Since the publication of the Retratos da leitura no Brasil survey in 2021, there has been a decline in the number of readers. The literature review shows that reading, as well as being pleasurable, enables the development of a critical sense. This paper reflects on the current reading scenario, as well as presents some portrayals of readers in literary works.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Matheus Medeiros Pacheco, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Letras - Português pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é bolsista Capes 1 no Mestrado em Letras (Teoria da Literatura) pela PUCRS. Integra o grupo de pesquisa (CNPq) Cartografias narrativas em língua portuguesa: redes e enredos de subjetividade.

References

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo?. In: AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Trad. Vinícius de Castro Honesko. Chapecó: Argos, 2009, p. 55-73.

BÉRTHOLO, Joana. Ecologia. Porto Alegre: Dublinense, 2022.

CAMARGO, Bianca. Diretora critica livro “O Avesso da Pele” e alega “vocabulários de tão baixo calão”. In: CNN Brasil. São Paulo, 03 mar. 2024. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/diretora-critica-livro-o-avesso-da-pele-e-alega-vocabularios-de-tao-baixo-nivel/. Acesso em: 15 mar. 2024.

CANDIDO, Antonio. Literatura como sistema. In: CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira. 6. ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 2000, p. 23-25.

CARDOSO, Dulce Maria. A biblioteca. In: CARDOSO, Dulce Maria. Tudo são histórias de amor. Lisboa: Tinta-da-China, 2014, p. 37-49.

CRUZ, Afonso. Vamos comprar um poeta. Porto Alegre: Dublinense, 2020.

FUVEST. FUVEST renova sua lista de leituras obrigatórias para o vestibular 2026 – 2029. In: Fuvest: Fundação Universitária para o Vestibular. São Paulo, 22 nov. 2023. Disponível em: https://www.fuvest.br/fuvest-renova-sua-lista-de-leituras-obrigatorias-para-o-vestibular-2026-2029/. Acesso em: 25 nov. 2023.

INSTITUDO PRÓ-LIVRO. Principais resultados da pesquisa – tabelas e gráficos. In: FAILLA, Zoara (Org.). Retratos da leitura no Brasil 5. Rio de Janeiro: Sextante, 2021, p. 166-325. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/wp-content/uploads/2021/06/Retratos_da_leitura_5__o_livro_IPL.pdf. Acesso em: 12 nov. 2023.

MACHADO, Ana Maria. A importância da leitura. In: MACHADO, Ana Maria. Silenciosa algazarra: Reflexões sobre livros e práticas de leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, p. 11-27.

MANGUEL, Alberto. Décima digressão. In: MANGUEL, Alberto. Encaixotando minha biblioteca: Uma elegia e dez digressões. Trad. Jorio Dauster. São Paulo: Companhia das Letras, 2021, p. 155-162.

PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Trad. Celina Olga de Souza. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2009.

REIS, Maria Firmina dos. Úrsula. Porto Alegre: Taverna, 2018.

SONTAG, Susan. A escrita como leitura. In: SONTAG, Susan. Questão de ênfase: ensaios. Tradução: Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia de Bolso, 2020, p. 302-307.

TENENTE, Luiza. Índice de crianças de 4 e 5 anos na escola cai após a pandemia, diz IBGE; meta de universalização fica distante. In: G1. G1: Educação. [S. l.], 7 jun. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2023/06/07/indice-de-criancas-de-4-e-5-anos-na-escola-cai-apos-a-pandemia-diz-ibge-meta-de-universalizacao-fica-distante.ghtml. Acesso em: 11 nov. 2023.

TENÓRIO, Jeferson. O avesso da pele. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

TENÓRIO, Jeferson. Tornar-se leitor como ato político e trangressor. Zero Hora, Porto Alegre, p. 2, 31 mar. 2021.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Tradução: Caio Meira. 5. ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2014.

UNISINOS (RS). Por que o brasileiro lê tão pouco?. In: _____. Notícias Unisinos. RS, 11 out. 2022. Disponível em: https://www.unisinos.br/noticias/por-que-o-brasileiro-le-tao-pouco/. Acesso em: 11 nov. 2023.

Published

2025-11-09

How to Cite

Pacheco, M. M. (2025). READER, BOOKS, PLEASURE AND REVOLUTION. EntreLetras, 16(2), 126–139. https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19037