LEITOR, LIVROS, PRAZER E REVOLUÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19037

Palabras clave:

Leitura, Educação, Formação de leitores, Jovens e crianças

Resumen

Neste ensaio, é feita uma reflexão sobre a leitura e a literatura na contemporaneidade. Desde a publicação da pesquisa Retratos da leitura no Brasil, em 2021, percebe-se a diminuição dos índices de leitores. A revisão da literatura mostra que a leitura, além de prazerosa, permite o desenvolvimento do senso crítico. Neste trabalho, são apresentadas reflexões sobre o atual cenário de leitura, bem como são apresentadas algumas retratações de leitores em obras literárias.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Matheus Medeiros Pacheco, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Letras - Português pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é bolsista Capes 1 no Mestrado em Letras (Teoria da Literatura) pela PUCRS. Integra o grupo de pesquisa (CNPq) Cartografias narrativas em língua portuguesa: redes e enredos de subjetividade.

Citas

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo?. In: AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Trad. Vinícius de Castro Honesko. Chapecó: Argos, 2009, p. 55-73.

BÉRTHOLO, Joana. Ecologia. Porto Alegre: Dublinense, 2022.

CAMARGO, Bianca. Diretora critica livro “O Avesso da Pele” e alega “vocabulários de tão baixo calão”. In: CNN Brasil. São Paulo, 03 mar. 2024. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/diretora-critica-livro-o-avesso-da-pele-e-alega-vocabularios-de-tao-baixo-nivel/. Acesso em: 15 mar. 2024.

CANDIDO, Antonio. Literatura como sistema. In: CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira. 6. ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 2000, p. 23-25.

CARDOSO, Dulce Maria. A biblioteca. In: CARDOSO, Dulce Maria. Tudo são histórias de amor. Lisboa: Tinta-da-China, 2014, p. 37-49.

CRUZ, Afonso. Vamos comprar um poeta. Porto Alegre: Dublinense, 2020.

FUVEST. FUVEST renova sua lista de leituras obrigatórias para o vestibular 2026 – 2029. In: Fuvest: Fundação Universitária para o Vestibular. São Paulo, 22 nov. 2023. Disponível em: https://www.fuvest.br/fuvest-renova-sua-lista-de-leituras-obrigatorias-para-o-vestibular-2026-2029/. Acesso em: 25 nov. 2023.

INSTITUDO PRÓ-LIVRO. Principais resultados da pesquisa – tabelas e gráficos. In: FAILLA, Zoara (Org.). Retratos da leitura no Brasil 5. Rio de Janeiro: Sextante, 2021, p. 166-325. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/wp-content/uploads/2021/06/Retratos_da_leitura_5__o_livro_IPL.pdf. Acesso em: 12 nov. 2023.

MACHADO, Ana Maria. A importância da leitura. In: MACHADO, Ana Maria. Silenciosa algazarra: Reflexões sobre livros e práticas de leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, p. 11-27.

MANGUEL, Alberto. Décima digressão. In: MANGUEL, Alberto. Encaixotando minha biblioteca: Uma elegia e dez digressões. Trad. Jorio Dauster. São Paulo: Companhia das Letras, 2021, p. 155-162.

PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Trad. Celina Olga de Souza. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2009.

REIS, Maria Firmina dos. Úrsula. Porto Alegre: Taverna, 2018.

SONTAG, Susan. A escrita como leitura. In: SONTAG, Susan. Questão de ênfase: ensaios. Tradução: Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia de Bolso, 2020, p. 302-307.

TENENTE, Luiza. Índice de crianças de 4 e 5 anos na escola cai após a pandemia, diz IBGE; meta de universalização fica distante. In: G1. G1: Educação. [S. l.], 7 jun. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2023/06/07/indice-de-criancas-de-4-e-5-anos-na-escola-cai-apos-a-pandemia-diz-ibge-meta-de-universalizacao-fica-distante.ghtml. Acesso em: 11 nov. 2023.

TENÓRIO, Jeferson. O avesso da pele. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

TENÓRIO, Jeferson. Tornar-se leitor como ato político e trangressor. Zero Hora, Porto Alegre, p. 2, 31 mar. 2021.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Tradução: Caio Meira. 5. ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2014.

UNISINOS (RS). Por que o brasileiro lê tão pouco?. In: _____. Notícias Unisinos. RS, 11 out. 2022. Disponível em: https://www.unisinos.br/noticias/por-que-o-brasileiro-le-tao-pouco/. Acesso em: 11 nov. 2023.

Publicado

2025-11-09

Cómo citar

Pacheco, M. M. (2025). LEITOR, LIVROS, PRAZER E REVOLUÇÃO. EntreLetras, 16(2), 126–139. https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19037