THE TEXT IN SCENE: FROM REPRODUCTION TO PRODUCTION

Authors

  • Geová Bezerra Guimarães Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Sulemi Fabiano Campos Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n2p27

Abstract

This article reflects the teaching of writing in basic education. We answer the question: how is the passage from writing to textual production? For this, we compared versions of texts in order to ascertain the development of writing. We evoked the Bakhtinian dialogism, which includes working with writing as a process; the reformulation of the saying of the other, anchored in the postulates of Authier-Revuz (1990; 2004) and Fuchs (1985); and the dynamism of linguistic work by Geraldi (2013). The results indicate that the teaching of writing from reflective work can be a successful practice in school.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Geová Bezerra Guimarães, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Estudos da Linguagem (PPgEL/UFRN); integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas do Texto e do Discurso – GETED/UFRN; mestre em Letras (ProfLetras/UFRN); e professor da Rede Estadual de Ensino no Rio Grande do Norte.

Sulemi Fabiano Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1997) Campus de Alto Araguaia, Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Rondônia (1999), Campus de Ji-Paraná, Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). É professora Associada I do Departamento de Letras, do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem e do Mestrado Profissional - PROFLETRAS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atua na graduação na área de Leitura e Produção de Textos e na Pós-Graduação na área de leitura, escrita acadêmica e apropriações de conceitos teóricos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da leitura e da produção escrita, formação de professores. É líder do Grupo de Pesquisa em Estudos do Texto e do Discurso - GETED. Chefe do Departamento de Letras da UFRN, Vice-Coordenadora do Curso de Letras a distância - EAD /UFRN, Coordenadora dos Mestrados Profissionais da CAPES área Linguística e Literatura, Editora Chefe da Revista Gelne e Coordenadora do Curso de Especialização em Fundamentos Linguísticos para o ensino da leitura e da escrita - CEFLE. Autora do livro Pesquisa na Graduação: a produção do gênero acadêmico, organizadora do livro Ensino da Leitura e da Escrita e já publicou vários artigos científicos sobre a temática da escrita no ensino superior.

Published

2018-10-28

How to Cite

Guimarães, G. B., & Campos, S. F. (2018). THE TEXT IN SCENE: FROM REPRODUCTION TO PRODUCTION. EntreLetras, 9(2), 27–43. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n2p27

Most read articles by the same author(s)